Forgot your password? Click here

Register

Elipse F4 é apresentado em Roadshow do SENAI

18/04/2019

No dia 18 de abril, o SENAI promoveu o Roadshow Liderando 4.0 – Do Lean ao 4.0 na Prática. O evento reuniu em torno de 50 líderes empresariais nas sedes das empresas Exatron e Novus, em Canoas-RS. Ao longo da visita técnica à Novus, os participantes puderam conhecer uma linha piloto da Indústria 4.0 que utiliza o Elipse F4, solução da Elipse Software que se encontra em fase de desenvolvimento.

A linha piloto conta com células de integração de componentes, que possuem rastreabilidade em tempo real e dados de produção fornecidos pelo Elipse F4. Os produtos fabricados pela linha são acondicionados em suportes rastreáveis por antenas RFID, as quais são lidas pelo Elipse E3. Uma vez integrado ao Elipse E3, o F4 gera apontamentos da produção de forma automática e em tempo real.

Tela do Elipse F4 monitorando o tempo de execução de uma etapa do processo para produção de uma peça

No final do Roadshow, Néstor Ayala, Diretor de Projetos da NEO Engenharia da UFRGS, ministrou uma apresentação sobre a Indústria 4.0, destacando o Projeto Alma na sede da Exatron, vizinha da Novus. Lançado pelo Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Elipse, Novus, Spheric, CRK e BRN, todas associadas ao Arranjo Produtivo Local (APL) de Automação e Controle, o projeto consiste no desenvolvimento de uma célula de manufatura autônoma e reconfigurável em tempo real.

Para isto, conta com a complementação e integração das competências e tecnologias dos seus integrantes, buscando atender as necessidades empresariais do Rio Grande do Sul. Atualmente, o projeto está sendo implementado na nova planta da Novus, em Canoas-RS. Idealizado a partir de um estudo realizado pelo NEO/UFRGS e o APL, este é o primeiro projeto regional de colaboração entre empresas para desenvolvimento de soluções da Indústria 4.0. Mais informações no site.

Visão geral da linha piloto com Andon, em tempo real, gerado pelo Elipse F4