A tendência atual das concessionárias é de substituírem seus medidores eletromecânicos por eletrônicos. Tais medidores geram dados de faturamento de forma mais precisa e inteligente, além de possibilitarem a execução de tarefas remotas e o uso de ferramentas de combate às perdas. Com um número crescente de equipamentos deste tipo na rede, torna-se fundamental a existência de sistemas avançados de telemedição e supervisão, que possam administrar uma grande quantidade de dados em tempo real.
Neste cenário, surgem preocupações naturais por parte do usuário. Como realizar múltiplas coletas simultâneas, com uma infraestrutura de rede limitada, em um parque diversificado de medidores, com diferentes protocolos é uma delas. Além disto, a integridade dos dados depende de processos manuais passíveis de erros humanos. Fica claro que um sistema de medição Smart Metering envolve muito mais do que simplesmente obter dados para gerar contas mensais. A manutenção de um sistema destes pode acarretar em um alto custo de engenharia.
Capaz de realizar mais de 200 mil conexões simultâneas por servidor, o Elipse Power AMI é a terceira geração da Elipse para sistemas de coleta de dados de medidores. De fato, existem duas vantagens pontuais para o Elipse Power AMI quando comparado com outras soluções no mercado:
A plataforma utiliza um algoritmo de distribuição de carga, que garante um ótimo aproveitamento dos collectors (entidades responsáveis por realizar as tarefas de coleta disparadas pelo Elipse AMI). Com isto, a performance das outras coletas não será afetada caso haja uma falha em um equipamento ou indisponibilidade do meio de comunicação. A Elipse possui protocolos para praticamente todos os medidores existentes no mercado e conta com uma equipe dedicada para desenvolvimento de drivers, capaz de adequar protocolos legados e criar novos drivers conforme a demanda.
O Elipse Power AMI compreende uma arquitetura robusta, formada pelos seguintes componentes independentes: