Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

 
 

O Elipse Plant Manager é uma solução de software que permite coletar dados de diversos tipos de equipamentos, não importando o protocolo, realizando a transformação dos dados, análise e proposição de ações de controle, fechando assim um ciclo digital de monitoramento.

Para a tarefa de coleta, o EPM oferece o Interface Server, que pode ser usado em três diferentes arquiteturas, a depender do tipo de protocolo de origem dos dados.

1) Dispositivos Legados com um sistema existente de coleta de dados (SCADA ou OPC Server): Nesta situação o EPM Interface Server é instalado localmente, no próprio computador que roda o sistema atual, e envia os dados para o EPM Server remoto. Isto é feito por dois motivos: Primeiro para converter os dados para um padrão seguro e inviolável, que possa ser transmitido através de firewalls. Segundo, para realizar o store-and-forward, pois no caso de uma falha de comunicação entre o Interface e o EPM Server, os dados são armazenados localmente e transferidos conforme a disponibilidade de conexão, mantendo a continuidade da coleta.

IoT_f2

2) Dispositivos com suporte a MQTT: Como o EPM possui uma interface nativa em MQTT, os dados podem ser transmitidos diretamente dos dispositivos até um MQTT Broker remoto, e deste até o EPM Server.

IoT_f3

3) Dispositivos Legados sem um sistema atual para coleta de dados: Para estes casos há necessidade de instalação de um gateway local para a tradução dos protocolos existentes. Neste computador são instalados o EPM Collector e o EPM Interface Server, que envia os dados para o EPM Server remoto.

IoT_f4

O EPM Collector é uma versão customizada do Elipse E3 Gateway exclusiva para uso com o EPM, permitindo executar os mais de 400 drivers de comunicação da Elipse para a tarefa de coleta e pré-tratamento dos dados.

Uma vez coletados, os dados podem ser enviados para o EPM, onde podem ser organizados, estruturados em ativos (como equipamentos e máquinas) e armazenados, permitindo a extração de valores em diferentes contextos e situações.

Através do EPM Processor, cálculos e algoritmos analíticos como Machine Learning podem ser facilmente aplicados aos dados, cujos resultados podem ser visualizados através de dashboards, alertas e relatórios customizados.

Em aplicações com a operação integrada do EPM com o Elipse E3, Elipse Power ou mesmo outros sistemas SCADA, os resultados dos cálculos podem ser obtidos via OPC UA automaticamente, permitindo que diversas aplicações de otimização de processos sejam facilmente construídas, criando assim ciclos digitais inteligentes com o objetivo de aumentar a eficiência operacional.

Desta forma, partindo da definição de um indicador ou processo a ser monitorado, através da coleta de dados, cálculo e comparação do resultado com limites operacionais, podemos notificar usuários para ações preventivas ou corretivas.

O Elipse Plant Manager para IoT é utilizado por importantes empresas no Brasil e exterior

Notícias Relacionadas