Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

 
 

Com o tempo, os serviços oferecidos pelos provedores de nuvem passaram de uma simples hospedagem de máquinas virtuais (VM´s) para uma ampla gama de possibilidades e plataformas de desenvolvimento.

As formas mais comuns de utilização dos serviços de Nuvem são divididas em:

IaaS (Infrastructure as a Service): Serviço de hospedagem de VM´s;

PaaS (Platform as a Service): O ambiente de desenvolvimento hospedado na nuvem;

SaaS (Software as Service): Solução pronta para uso do cliente final, com um modelo de negócios baseado em mensalidades ou pagamento por uso.

Cloud Solutions_PT_f1

A Elipse oferece soluções em regime de PaaS e SaaS, sendo este disponibilizado de forma solidária a parceiros tecnológicos. Dessa forma, as aplicações da empresa podem ser executadas em sistemas operacionais hospedados em nuvem, Máquinas Virtuais ou Containers. Com isso, é possível instalar o Elipse E3 ou EPM, por exemplo, em parceiros como a AWS, Azure ou Google, utilizando todos os recursos de forma remota e de qualquer lugar. Para isto, é preciso apenas estar conectado à internet.

Em busca de atender às demandas pela utilização de seus softwares na nuvem, em paralelo ao modelo de vendas por cópias, a Elipse oferece os recursos em regime de aluguel, que podem ser incrementados/alterados conforme a necessidade.

 

Soluções PaaS

 

Nesta solução, o cliente final ou parceiro tecnológico (integrador de sistemas) adquire as cópias dos produtos da Elipse em regime perpétuo ou de aluguel, executando-as em ambiente virtualizado.

 

Soluções SaaS

 

No modelo SaaS, a empresa parceira desenvolve uma solução baseada nos produtos da Elipse e fornece outra para múltiplos clientes finais, hospedada em ambiente virtualizado. A cobrança da solução (mensalidade) é feita diretamente pelo parceiro aos seus clientes, sendo a Elipse remunerada também mensalmente, conforme cada necessidade. Entre em contato, a fim de encontrar a melhor solução para o seu caso.

 

Nuvem Híbrida

 

É possível utilizar os sistemas da Elipse em modo híbrido, isto é, parte sendo executada nas dependências do cliente (on-premises) e parte hospedada em nuvem. Como exemplo, é possível utilizar uma aplicação SCADA Elipse E3 para operação 24×7 dentro do ambiente industrial que envia os dados para armazenamento em um EPM PaaS.

Cloud Solutions_PT_f2

Containers

 

Além do uso de VM´s, uma forma mais otimizada para a execução de softwares na nuvem é baseada em Containers, que pode ser traduzido como virtualização do sistema operacional.

Ao usar VM´s, o sistema operacional precisa ser repetido a cada VM carregada. Já o uso de containers compartilha os arquivos do sistema operacional, tornando-o assim muito mais leve.

Cloud Solutions_PT_f3

Outra vantagem é que uma aplicação rodando em um container está independente de outros, assim como da máquina em que está hospedado, obtendo assim uma grande escalabilidade de forma nativa.

Um container pode ser iniciado e parado muito rapidamente, tendo seus dados armazenados em volumes de disco fora do próprio container, para que sejam preservados de forma independente.

A Elipse fornece duas imagens do Windows Server Core para uso com a plataforma de containers Docker: uma com o EPM e outra com o SQL Server. Essas imagens são os containers do EPM e SQL que podem ser carregados na sua plataforma de nuvem.

As soluções em nuvem da Elipse são utilizadas por importantes empresas no Brasil e no exterior

Notícias Relacionadas