Um dos grandes desafios na gestão da geração eólica é a necessidade de operar parques com aerogeradores de fabricantes distintos, o que muitas vezes exige múltiplos sistemas supervisórios no centro de controle. Isto dificulta a auditoria dos contratos de operação dos aerogeradores, considerando que os dados coletados são gerados pelo próprio fabricante da máquina. Outra questão que merece especial atenção é a dificuldade em averiguar se o processo está atingindo o mínimo contratual de disponibilidade e eficiência, uma vez que as proteções dos aerogeradores podem atuar em situações de anormalidade, além das paradas programadas para manutenção.
Como a geração eólica injeta energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), o processo estará sob constante monitoramento dos órgãos regulatórios. Essas ocorrências de desligamento devem ser enviadas em relatórios para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão que exige também o envio, em tempo real, dos dados elétricos e eventos.
O Elipse Power Renewable é uma plataforma única para automação e gerenciamento de parques eólicos, capaz de integrar qualquer fabricante de aerogeradores e IEDs utilizados nas subestações. A solução possui uma ferramenta de modelagem padronizada do aerogerador, que aumenta a confiabilidade dos dados utilizados em auditorias, diminuindo assim as perdas financeiras nos contratos com os fabricantes.