Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Elipse E3 otimiza o tempo de resposta às ocorrências na transmissão das rádios FM da RBS

Solução da Elipse Software monitora em tempo real a transmissão das rádios FM da RBS, agilizando a análise e tomada de decisões para correção de problemas

Publicado em 07/05/2021

Necessidade

O Grupo RBS é uma das maiores empresas de comunicação multimídia do Brasil e maior afiliada da Rede Globo. Líder na área de comunicação no Estado do Rio Grande do Sul, a RBS produz conteúdo e entretenimento em rádio, televisão, jornal e plataformas digitais. No meio do rádio, a empresa possui cinco grandes emissoras.

Líder de audiência, a Gaúcha FM 93.7 e AM 600 tem uma programação focada nas transmissões esportivas de futebol e o breaking news, informando sempre com agilidade os grandes acontecimentos no Estado, país e mundo. A Rede Atlântida cobre grande parte dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo a maior rede de rádios FM junto ao segmento jovem na região.

A 102.3 FM abrange do pop ao jazz, do rock ao blues, sempre com clássicos e novidades, agradando às mais diversas gerações. Já a 92 FM conta com um time de comunicadores bem-humorados e de forte presença nas redes sociais, apresentando uma programação leve, de alto astral e cheia de hits do momento.

Para melhor cobertura do sinal das rádios, as antenas de transmissão e seus equipamentos ficam localizados no alto de um morro com vista para grande parte de Porto Alegre e região metropolitana. Este site de transmissão fica situado a 10 km da sede da empresa, o que dificultava o monitoramento constante dos equipamentos de transmissão. No caso de uma falha nesses equipamentos, o técnico levava cerca de 20 minutos somente para se deslocar até o local.

Com o Elipse E3, solução desenvolvida pela Elipse Software, a RBS passou a monitorar em tempo real os transmissores das rádios Gaúcha, Atlântida, 92.1 e 102.3 via uma central técnica, não sendo mais preciso deslocar técnicos até os equipamentos para verificar se apresentam algum problema. Desse modo, houve uma redução no tempo de resposta para reconhecer, analisar e solucionar ocorrências que venham a comprometer a transmissão dos sinais destas emissoras.

Central-técnica

Figura 1. Central Técnica pela qual as telas do software da Elipse são acessadas

Solução

Na tela inicial da aplicação desenvolvida no Elipse E3, é possível ter uma visão geral dos equipamentos de transmissão de todas as rádios FM do Grupo RBS. Nesta tela são exibidas as potências dos transmissores, detalhes do link de distribuição do sinal do estúdio para o site de transmissão, temperaturas das salas e informações de energia, como, por exemplo, se está sendo fornecida pela concessionária ou grupo gerador e qual a tensão de cada fase. Além disso, o software exibe um quadro com os alarmes ativos ou não reconhecidos pelo operador do sistema.

tela-principal

Figura 2. Tela inicial da aplicação

Para reforçar este controle foi desenvolvida uma tela específica para cada uma das rádios monitoradas. Nela é possível visualizar o diagrama do fluxo do sinal, desde a chegada do sinal até a antena de transmissão, com informações mais detalhadas dos transmissores e demais equipamentos. Exibe também os dados referentes ao transmissor reserva, com a possibilidade de acionamento pelos botões de telecomando. A qualidade da recepção do sinal, ou seja, os dados sobre como o sinal está sendo entregue aos usuários também é apresentada nesta tela.

tela-atlantida

Figura 3. Tela de controle do transmissor da rádio Atlântida

Por fim, o Elipse E3 monitora o histórico de eventos, alarmes e telecomandos que ficam armazenados em um banco de dados SQL, sendo possível filtrá-los por data e/ou palavra-chave, além de exportá-los em pdf ou Excel. A aplicação do E3 também permite enviar relatórios ou até prints das telas por e-mail.

tela-registro

Figura 4. Registro dos alarmes, eventos e telecomandos

Para coletar as informações dos transmissores foi utilizado o equipamento de telemetria da marca Broadcast Tools chamado de Sentinel 16, desenvolvido para empresas de radiodifusão. O equipamento permite coletar informações de áudio, status, níveis de tensão e enviar telecomandos. Estas informações podem ser acessadas remotamente através do protocolo SNMP e assim, utilizando um driver SNMP no Elipse E3, foi possível fazer a integração entre o software e os transmissores.

Benefícios

Agilidade no reconhecimento, análise e tomada de decisões para solucionar ocorrências. Este foi o principal ganho obtido com o controle remoto disponibilizado pelo software da Elipse segundo Thobias E. Johann, Engenheiro de Manutenção da Transmissão da Rádio Gaúcha.

“Com este sistema de monitoramento, obtivemos maior agilidade no controle e conseguimos atender as ocorrências no sistema de transmissão das rádios em um tempo muito menor”, destacou ele.

Questionado sobre os motivos que os levaram a optar pela Elipse, Johann respondeu.

“Optamos pelo Elipse E3 por ser um software customizável, escalável e de maior confiabilidade. Isso somado ao fato dele já estar sendo utilizado com resultados satisfatórios pela RBS, nas áreas de TV e elétrica”, afirmou.

Confira abaixo a lista dos benefícios disponibilizados pelo Elipse E3 à RBS nesta aplicação:

  • Redução no tempo de resposta às ocorrências na transmissão de sinais das rádios FM, uma vez que permite monitorar o sistema via uma central técnica, não sendo mais necessário deslocar um técnico até os transmissores para verificar se estão funcionando normalmente.
  • Monitoramento do fluxo de transmissão dos sinais das rádios e da qualidade com que chegam ao usuário final.
  • Monitoramento das potências, tensões, correntes e status dos transmissores.
  • Monitoramento da forma como a energia é fornecida aos transmissores.
  • Monitoramento dos alarmes e telecomandos armazenados em banco de dados, sendo possível filtrá-los por data e/ou palavra-chave, além de exportá-los em pdf e Excel.
  • Possibilidade de enviar e-mails e printar qualquer uma das telas da aplicação.
  • Software customizável, escalável e de grande confiabilidade.

Ficha Técnica

Cliente: Grupo RBS

Integrador: Grupo RBS

Pacote Elipse utilizado: Elipse E3

Número de cópias: 1

Plataforma: Windows 7

Número de pontos de I/O: 100

Driver de comunicação: SNMP