Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Elipse Drivers – março/2024

22/03/2024

Confira abaixo as mais recentes novidades desenvolvidas nos drivers da Elipse

Em busca de ampliar a integração de suas plataformas com os mais diferentes equipamentos e sistemas de automação, a Elipse Software conta, hoje, com mais de 470 drivers de comunicação. A empresa realiza também um trabalho focado na criação de novos drivers, além de promover diversas melhorias e adaptações naqueles já existentes para atender alguns casos particulares que exijam soluções customizadas.

NOVOS DRIVERS

  • Voestalpine UniAC2 v1.0.1: driver de comunicação com o Contador de Eixos UNIAC[2] através da API Voestalpine.UniAC2.ResetApi, fornecida pela Voestalpine Railway Systems GmbH. Permite a aquisição de dados e envio de comandos aos contadores de eixos, viabilizando o desenvolvimento de aplicações que controlam o estado de ocupação de trechos ferroviários e AMVs (Aparelhos de Mudança de Via).
  • Schneider DataLogger4G v1.0.1: driver de comunicação com dispositivos IoT da Schneider, utilizando uma REST API, podendo, o Servidor concentrador da API, estar hospedado localmente ou na nuvem.

ATUALIZAÇÕES 

  • Elipse TagHist – v1.0.2: driver que possibilita manter dados históricos de uma aplicação, registrando Tags individualmente ou em grupos, em arquivos no formato CSV (Comma-Separated Values). Esta gravação ocorre com os valores lidos em intervalos fixos. A versão 1.0.2 não apresenta mais interfaces de comunicação.
  • AnsaldoSTS MicrolokII – v1.0.6: Microlok II é um protocolo desenvolvido pela Hitachi Rail STS, antiga Ansaldo STS, especificamente aplicado em soluções de intertravamento ferroviário. A versão 1.0.6 apresenta correções nos seguintes recursos: envio de dados do primeiro intervalo de heartbeat, incrementação de SNDMSN e RCVMSN, validação do CRC em mensagens vitais, leitura de tags do IOKit e operação de escrita de bit de elemento de bloco. Além disso, possui implementações no tratamento de colisões em esperas de ACK, proteção do driver com código programado na hardkey e tags atualizados para um estado de falha em caso de sessão offline.
  • IEC 61850 Server 1.0.14: driver servidor que simula equipamentos de monitoramento e controle baseados na norma IEC 61850. Em sua nova versão 1.0.14, foi realizada uma revisão no funcionamento dos comandos SBOns e SBOes (normal security e Enhanced security).
  • IEC 61850 3.0.44: driver cliente para coleta de dados e controle de equipamentos de proteção, baseado na norma IEC 61850, com aplicação na automação da área elétrica. Em sua versão 3.0.44, foi realizada uma revisão no funcionamento dos comandos e adicionado suporte ao download de qualquer tipo de arquivo a partir dos IEDs, via funções MMS (não somente oscilografias).
  • Drivers IEC 870-5-101 v4.0.1 e IEC 870-5-104 v4.0.18: ambos os protocolos são amplamente utilizados na indústria de energia elétrica, automação de processos e sistemas de monitoramento. O IEC 60870-5-104 é uma evolução do IEC 60870-5-101, oferecendo maior eficiência e segurança na troca de informações entre dispositivos de automação e controle. As versões 101 e 104 deste driver agora são separadas para evoluírem de maneira mais eficiente.
  • Elipse NodeRED – v1.0.2: driver para comunicação com o Node-RED (nodered.org), plataforma para programação visual. A versão 1.0.2 chega com uma correção no encoding de caracteres do Tag Item.
  • Elipse Allen-Bradley ABDF1 v2.0.17: driver de comunicação para os controladores da Rockwell SLC500, Micrologix, ControlLogix e compatíveis. Em sua nova versão 2.0.17, caso o usuário deixe o campo “Dispositivo” das Tags em branco, será assumido o valor “0” (zero) para o “endereço ID” do controlador, validando a parametrização das Tags como correta.
  • Elipse Hochiki FireNet 4127 v3.0.1: driver de comunicação com centrais de incêndio cuja função é monitorar o sistema de proteção contra incêndios em instalações prediais. Este driver permite atualizar, em tempo real, todos os eventos ocorridos nas centrais de incêndio, apresentando-os de forma clara e acessível via uma aplicação que exiba relatórios detalhados destes eventos. A versão 3.0.1 foi atualizada para estar em conformidade com o padrão IOKit 2.0, garantindo assim a sua compatibilidade e eficiência.
  • Elipse WebService v2.0.2: permite que diferentes sistemas e plataformas se integrem e troquem informações de forma padronizada e segura. O protocolo mais comumente utilizado por Web Services é o HTTP, usado para acessar páginas web. O driver foi migrado para o novo IOKit v2.00 na sua mais nova versão 2.0.2. Além disso, os namespaces xsi e xsd do protocolo SOAP se tornaram opcionais e a falha de instalação foi resolvida.
  • Flir FluxWatts v1.0.2: permite receber mensagens de uma variedade de equipamentos da empresa Teledyne FLIR LLC, conforme especificado na documentação. O driver foi atualizado, a fim de poder receber mensagens de versões antigas do protocolo, garantindo, assim, o funcionamento apenas junto aos dispositivos mapeados. Esta é uma melhoria em relação a sua versão anterior que exigia o mapeamento de todos os dispositivos.
  • VBScript v1.1.7: driver que permite realizar a execução do código VBScript em um processo independente, podendo interagir via a leitura e escrita de tags. A versão 1.1.7 apresenta uma opção que provê a proteção do código para edição pelo desenvolvedor mediante uma senha.
  • Alstom BAC v2.0.3: driver usado na troca de dados em aplicações de controle de tráfego e sinalização de trens no Metrô de São Paulo. A versão 2.0.3 possui suporte ao modo escravo Ebilock.
  • DNP 3.0 v4.0.53: Distributed Network Protocol (DNP) é um protocolo de comunicação empregado em sistemas SCADA e de monitoramento remoto, com ampla utilização por ser um protocolo de padrão aberto, permitindo que qualquer fabricante desenvolva equipamentos DNP3 compatíveis com outros dispositivos DNP3. Em sua nova versão 4.0.53, foi corrigida uma situação de falha verificada quando estava compartilhado em um pool de drivers, onde muitos eventos eram recebidos simultaneamente.
  • SNMP Manager v.20.26: driver que coleta informações de equipamentos de rede, como switches, routers, servidores, entre outros, sendo capaz também de modificar configurações, permitindo criar uma aplicação Elipse E3 para monitoramento de redes e infraestrutura com produtos de diferentes fabricantes. O driver suporta as versões V1, V2C e V3 do protocolo. A versão 20.26 apresenta uma melhoria no suporte à leitura das tabelas SNMP, oferecendo agora muito mais flexibilidade e padronização na troca de dados deste tipo de objeto.
  • JCI Metasys 1.0.9: driver com aplicação em automação predial. A versão 1.0.9 apresenta suporte à versão 4 da API do sistema Metasys da Johnson Controls, permitindo que os tags sejam lidos via polling ou por assinaturas/eventos. Além disso, possibilita integrar diversos tipos de objetos do Metasys.

Importante salientar que todos os drivers da Elipse e suas respectivas documentações estão disponíveis para download no site. Acesse e confira se algum deles atende a sua necessidade.