Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Elipse E3 proporciona maior economia de água e energia no Office Green, em Palhoça (SC)

Solução da Elipse Software otimiza os consumos de energia, água e demais sistemas integrados na automação do primeiro empreendimento comercial a obter a pré-certificação LEED em Santa Catarina

Necessidade

 

O empreendimento Pedra Branca Cidade Sustentável é o primeiro projeto da América do Sul selecionado para o Clinton Climate Initiative. O Programa de Desenvolvimento Positivo do Clima foi lançado pelo ex-presidente americano Bill Clinton, fundador da Fundação William J. Clinton, em 19 de maio de 2009, no Encontro dos C40, em Seul, na Coréia do Sul.

O projeto Pedra Branca foi elaborado com o objetivo de apresentar estratégias positivas para o clima, servindo como um forte exemplo econômico e ambiental a ser implementado nas cidades. Vários esforços foram feitos para atingir este propósito, entre eles investimentos em automação predial.

Seguindo este contexto, a integradora Engetel Automação e Segurança instalou o E3, solução de supervisão e controle da Elipse Software, em quatro condomínios da Pedra Branca localizados em Palhoça (SC). Destaque para o Office Green por ter sido o primeiro a obter a pré-certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no Estado de Santa Catarina.

Utilizado em 143 países, o LEED é um sistema internacional de orientação ambiental para edificações, concebido pelo Green Building Council, que foi criado com o objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obras e operações, sempre focado na sustentabilidade.

 

telainicial_officegreen

Figura 1. Tela inicial da aplicação reproduzindo a imagem do Condomínio Office Green à direita

 

Solução

 

O Elipse E3 permite controlar as mais diferentes variáveis e equipamentos relacionados aos sistemas de medição de energia, água, refrigeração, exaustão e alarmes. Confira abaixo mais detalhes sobre este controle.

 

Sistema desenvolvido com o E3 para gerenciamento do Office Green

Figura 2. Sistema desenvolvido com o E3 para gerenciamento do Office Green

 

Medição do Consumo de Energia

 

Através de suas telas, o software permite que os usuários monitorem o consumo de energia elétrica em alguns pontos estratégicos do condomínio, tais como elevadores, exaustores, etc.. O sistema também prevê o controle da iluminação, permitindo acionar um circuito e programar horários para ligar/desligar automaticamente as luzes ou, ainda, via um sensor de luminosidade.

 

Controle do consumo de energia

Figura 3. Controle do consumo de energia

 

Medição do Consumo e Níveis de Água

 

O software permite controlar a medição do consumo geral da água potável e de re-uso do prédio.

 

Controle do consumo de água potável

Figura 4. Controle do consumo de água potável

 

Em uma de suas telas, é possível acompanhar o nível da água acumulada nos reservatórios e elevatórias. O sistema monitora e gera alertas ao operador em situações de falha, como um problema na bomba ou alagamento, por exemplo.

 

Controle dos níveis da água depositada no reservatório e na cisterna de re-uso

Figura 5. Controle dos níveis da água depositada no reservatório e na cisterna de re-uso

 

Sistema de Refrigeração e Exaustão

 

Os comandos do E3 permitem ligar/desligar as máquinas de ar condicionado das áreas comuns do prédio. Controla também o sistema de exaustão do subsolo e as unidades de tratamento do ar das salas comerciais.

 

Controle do ar condicionado localizado no hall principal do prédio

Figura 6. Controle do ar condicionado localizado no hall principal do prédio

 

Sistema de Detecção e Alarme Contra Incêndios

 

O software monitora o sistema de alarme contra incêndios, informando os operadores sobre todas as ocorrências e qual o procedimento mais adequado para cada situação, de modo que as ações necessárias possam ser efetuadas o mais breve possível.

 

Relatórios

 

O E3 emite relatórios através dos quais é possível analisar o funcionamento dos sistemas de iluminação, alarmes e climatização, assim como a economia gerada com o uso mais racional de energia e água.

 

Benefícios

 

  • Economia na energia gasta com iluminação graças à programação de desligamento automático do sistema, permitindo desligar remotamente as luzes nos períodos em que os ambientes não estão sendo ocupados.
  • Economia na energia gasta com ar condicionado devido à programação de desligamento automático do sistema, permitindo bloquear o acionamento de algumas máquinas nas épocas cujas temperaturas estão mais amenas.
  • Controle da energia gasta com elevadores, ar condicionados, bombas hidráulicas e iluminação, permitindo que o gestor do condomínio possa monitorar, mensalmente, o consumo e, assim, analisar quais as melhores práticas para reduzí-lo.
  • Alerta, via o sistema de alarmes, nos casos de escassez de água por parte da concessionária, permitindo que os condôminos possam, cientes disso, tomar ações preventivas para melhor economizá-la.
  • Controle do consumo de água potável, através do qual o gestor do condomínio consegue monitorá-lo, semanalmente, e efetuar ações para reduzí-lo caso seja necessário.
  • Monitoramento do uso da água de re-uso, informando o quanto de água potável deixou de ser utilizada em função deste sistema.

Ficha Técnica

Cliente: Cidade Pedra Branca

Integrador: Engetel Automação e Segurança

Produto Elipse Utilizado: Elipse E3

Plataforma: Windows Server 2008

Número de Cópias: 4 E3 Server

Driver de Comunicação: Dexter uDX100 e o Modbus

Compartilhar