Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Self-healing

Faltas elétricas são as principais fontes causadoras de problemas para as concessionárias de energia. Desenergizações causam desde a interrupção do serviço até grandes custos de deslocamento e mais horas de trabalho das equipes de manutenção. Problemas que, se não controlados, podem acarretar em penalidades impostas por órgãos reguladores. Somado a isto, as manobras em tempo real para recomposição contam com o constante risco de reenergizações indevidas e colocam em perigo a segurança tanto das equipes de campo quanto da sociedade em geral. Por isso, soluções que mitiguem os efeitos de faltas estão cada vez mais sendo requisitadas pelo setor elétrico.

Através da modelagem elétrica da rede realizada na plataforma Elipse Power, é possível executar um algoritmo de inteligência, chamado de Self-healing, capaz de isolar, restabelecer e aliviar cargas automaticamente. Dessa forma, o Elipse Power Self-healing busca manter o maior número possível de cargas energizadas após a ocorrência de um defeito na rede.

Para isolar o problema e restabelecer a energia elétrica através de caminhos alternativos, a solução é capaz de tomar decisões de forma rápida e autônoma, reduzindo significativamente o tempo e número de consumidores desenergizados, impactando assim diretamente nos indicadores DEC e FEC das distribuidoras. Partindo da análise do modelo elétrico da rede, são verificados os limites operacionais de cada equipamento, antes e após a atuação do Self-healing, a fim de avaliar qual é o melhor conjunto de operações de recomposição sem a violação das capacidades do sistema.

Além disso, como as ações tomadas pela ferramenta podem alterar significativamente a topologia do sistema, é prevista a criação de scripts para alteração de perfis, a fim de garantir a coordenação da proteção. Enquanto que a integração a sistemas georreferenciados GIS permitem atualizar automaticamente a topologia da rede, agilizando a identificação de quais dispositivos devem ser operados, economizando assim tempo e recursos das equipes de campo, a integração com sistemas OMS torna possível a verificação do estado das chaves não automatizadas.

Com isso, o algoritmo consegue levar em consideração os melhores caminhos elétricos disponíveis de acordo com o estado topológico, em tempo real, do sistema. Utilizando simuladores e gateways de comunicação, é possível avaliar diferentes cenários e comportamentos futuros ou passados da solução e, somado ao fato de utilizar as menores quantidades de lógicas distribuídas, reduz os custos de comissionamento e configuração de todo o sistema.

 

Benefícios

 

  • Melhoria dos indicadores de continuidade;
  • Redução dos custos com equipes de campo;
  • Menor custo de reposição e expansão dos equipamentos de campo;
  • Redução dos custos de comissionamento;
  • Redução do investimento inicial e menor tempo de implantação do sistema;
  • Maior segurança das equipes de campo;
  • Preservação dos investimentos já realizados.

 

Funcionalidades

 

  • Automação do processo de recomposição da rede: diminui a duração e frequências média e individual das interrupções, melhorando os índices DEC, FEC, DIC e FIC;
  • Análise da rede elétrica: evita a violação das capacidades operacionais dos equipamentos e da própria rede;
  • Centralização da solução: torna possível a manutenção e o comissionamento de pontos a serem feitos em só um lugar, diminuindo a complexidade das lógicas distribuídas pelos equipamentos da rede;
  • Garantia de total interoperabilidade da solução a equipamentos de diferentes fabricantes: diminui o investimento inicial, assim como os custos de reposição e expansão ao longo do tempo;
  • Flexibilidade de coordenação da proteção através de scripts para alteração de perfis: evita atuações indevidas após a reconfiguração da rede;
  • Estados topológicos da rede, do sistema de comunicação e dos trechos em manutenção: criam intertravamentos visando a segurança e confiabilidade operativa.

 

Saiba como funciona, em detalhes, o Elipse Power Self-Healing:

As soluções Elipse para Self-healing são utilizadas por importantes empresas no Brasil e no exterior

Confira alguns casos reais de soluções Elipse em Self-healing

  • Elipse Self-healing agiliza a recomposição do sistema de energia da CEMAR

    Em fevereiro de 2015, a tecnologia da Elipse Software recuperou, em apenas 10 segundos, 9.463 clientes de um total de 9.756 atingidos por uma queda de energia em São Luís (MA)

    Indústria: Energia Produtos: Elipse Power, Elipse Power ADMS
  • Elipse Power confere maior segurança ao Centro de Operação Integrado da CEMAR

    Elipse Power automatiza a distribuição de energia elétrica realizada por um total de 105 subestações da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR)

    Cliente: Cemar Indústria: Energia Produtos: Elipse Power ADMS, Elipse Power

Notícias Relacionadas