Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Self-healing

Faltas elétricas são as principais fontes causadoras de problemas para as concessionárias de energia. Desenergizações causam desde a interrupção do serviço até grandes custos de deslocamento e mais horas de trabalho das equipes de manutenção. Problemas que, se não controlados, podem acarretar em penalidades impostas por órgãos reguladores. Somado a isto, as manobras em tempo real para recomposição contam com o constante risco de reenergizações indevidas e colocam em perigo a segurança tanto das equipes de campo quanto da sociedade em geral. Por isso, soluções que mitiguem os efeitos de faltas estão cada vez mais sendo requisitadas pelo setor elétrico.

Nesse contexto, a Elipse fornece soluções de softwares para integração em DCIM que permitem coletar informações da infraestrutura, como temperaturas, umidade, inundação, fumaça, presença, leitores biométricos, câmeras, medidores de energia e geradores. Também coletam informações de TI, como gestão de espaço, consumo de rede, CPU, memória, entre outros. Dessa forma, as soluções otimizam recursos e aumentam a eficiência, reduzindo custos de operação e manutenção.

Além disto, fornecem um pacote completo de ferramentas para monitoramento em tempo real e análises históricas, podendo ser integradas junto a diversos sistemas. Com elas, é possível acompanhar dados do data center em qualquer dispositivo, como smartphones e tablets, apoiando a tomada de decisões. As soluções ainda disponibilizam um ambiente de desenvolvimento de aplicações customizadas para cada aplicação.

 

Benefícios

 

  • Preserva investimentos já realizados;
  • Melhora o planejamento dos próximos investimentos;
  • Centraliza as informações (Infra e TI);
  • Gerencia espaços;
  • Reduz custos operacionais e de energia elétrica;
  • Aumenta a segurança;
  • Apoia a tomada de decisões;
  • Gera indicadores em tempo real;
  • Permite acessar indicadores via aplicativo mobile.

 

Recursos

 

Arquitetura aberta

As soluções da Elipse preservam os investimentos já realizados em automação por não estarem vinculadas a nenhum fabricante de hardware, comunicando-se com os principais equipamentos e controladores de mercado. Disponibilizando mais de 400 interfaces de comunicação para diferentes fabricantes e protocolos, incluindo o padrão OPC, a Elipse permite que a escolha dos equipamentos fique a critério do cliente, aumentado seu poder de negociação.

Os sistemas desenvolvidos pela empresa também permitem utilizar diversos protocolos simultaneamente, possibilitando integrar diferentes fabricantes de hardware na mesma aplicação, como também usar um único sistema para supervisionar diversos Data Centers. A Elipse ainda conta com uma equipe de desenvolvimento de drivers que, além de manter cada interface atualizada e em constante melhoria, pode desenvolver novos drivers sob demanda.

 

arquiteturaAberta

 

Unificação de informações (TI x Infra)

A unificação das informações das camadas de TI e Infraestrutura otimiza o gerenciamento do data center. A arquitetura cliente-servidor permite monitorar remotamente as informações em tempo real, dando total visibilidade ao administrador para tomada de decisões e planejamento. O controle e supervisão em tempo real proporciona uma constante eficiência energética, maior segurança e diminuição do tempo de ação no sistema, prevenindo possíveis falhas.

A centralização dos dados coletados dos diversos equipamentos permite a contextualização das informações e o desenvolvimento de diversos indicadores, que são utilizados como métricas para a avaliação da eficiência do data center. Entre eles, o PUE (Power Usage Effectiveness), indicador usado para medir a eficiência da infraestrutura do data center.

 

Armazenamento eficiente de dados

A grande quantidade de dados gerados por diversos equipamentos sem um gerenciamento eficiente, além de poder esgotar facilmente os recursos de memória, também compromete o desempenho do sistema, dificultando o acesso e a visualização dos dados devido a problemas de segurança e infraestrutura de TI. A solução da Elipse para DCIM está preparada para gerenciar a enorme quantidade de dados gerados por diversos equipamentos.

O EPM (Elipse Plant Manager) oferece alta performance de gravação e consulta, dispensando tabelas relacionais, além de apresentar poderosas ferramentas para tratamento, recuperação e análise de dados. Com integração nativa à linguagem Python, a plataforma torna possível utilizar todos os recursos da linguagem para criar análises, indicadores e relatórios. Além disso, permite compartilhar facilmente informações via OPC DA, HDA e UA.

 

Apoio à tomada de decisões

Os diversos tipos de dados gerados por diferentes equipamentos, medidores e sistemas, atuando de forma isolada, podem dificultar a tomada de decisões. As soluções Elipse tornam possível centralizar as mais variadas informações, viabilizando a obtenção de diversos indicadores.

O EPM acessa rapidamente as informações devido a seu ambiente integrado de análise, possuindo diversas ferramentas para apoio à análise e compartilhamento de informações. São elas: EPM AddIn, módulo que permite utilizar o Microsoft Excel® como ferramenta de consulta e análises; EPM Web Parts, componentes para o portal corporativo Microsoft Sharepoint® e Reporting Services, tecnologia que permite criar, implantar e gerenciar relatórios.

 

Mobilidade

O Elipse Mobile confere mais praticidade ao monitoramento dos principais processos e indicadores, uma vez que permite acessar aplicações via qualquer dispositivo móvel ou navegador web, independente de hora, lugar ou dispositivo, através de uma interface clara, simples e objetiva.

 

Tempo reduzido para desenvolvimento da aplicação

Através de ferramentas de modelagem para a estratégia de controle e mapeamento de ativos, como rack, servidores, medidores, switchs e UPS, a metodologia de desenvolvimento do sistema de automação oferecido pela Elipse provê uma ação concreta para redução dos riscos e custos do projeto, além de garantir a qualidade do sistema a operadores e gestores.

As soluções Elipse para Self-healing são utilizadas por importantes empresas no Brasil e no exterior

Confira alguns casos reais de soluções Elipse em Self-healing

  • Elipse Self-healing agiliza a recomposição do sistema de energia da CEMAR

    Em fevereiro de 2015, a tecnologia da Elipse Software recuperou, em apenas 10 segundos, 9.463 clientes de um total de 9.756 atingidos por uma queda de energia em São Luís (MA)

    Cliente: Cemar Indústria: Energia Produtos: Elipse Power, Elipse Power ADMS
  • Elipse Power confere maior segurança ao Centro de Operação Integrado da CEMAR

    Elipse Power automatiza a distribuição de energia elétrica realizada por um total de 160 subestações da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR)

    Cliente: Cemar Indústria: Energia Produtos: Elipse Power ADMS, Elipse Power

Notícias Relacionadas