Plataforma da Elipse Software garante mais agilidade à Imetame na busca por dados relacionados aos poços de gás natural que abastecem suas quatro termelétricas em Camaçari
Publicado em 12/05/2025
A Imetame iniciou a sua história em 1980 e, ao longo dos anos, foi se desenvolvendo e expandindo seus negócios. Atualmente, o Grupo Imetame atua em diferentes mercados como o metalmecânico, rochas ornamentais, portuário, óleo & gás e energia.
A Imetame Energia conta com quatro Usinas Termelétricas (Prosperidade I, II, III e IV), todas sediadas em Camaçari, cidade do interior baiano. As usinas possuem capacidade total de geração de 131 MW e produzem energia a partir do gás natural, sendo que parte desse gás é proveniente dos poços Progresso, Caruru, Acarajé e Prontidão.
Usinas Termelétricas da Imetame Energia
Em busca de um sistema para coleta, análise e armazenagem dos dados relativos aos poços e termelétricas Prosperidade I, II, III e IV, a Imetame Energia decidiu adotar o Elipse Plant Manager (EPM). Desenvolvido pela Elipse Software, líder nacional em soluções para o gerenciamento remoto e em tempo real de processos, o EPM é uma plataforma capaz de coletar informações de diversas fontes, adicionar contexto e armazená-las com eficiência.
A plataforma garante também alto desempenho de gravação e consulta, além de oferecer maior disponibilidade e usabilidade dos dados. Para implementar a aplicação do EPM, a Imetame Energia contou com o apoio da i9 Engenharia e Tecnologia, empresa fornecedora de soluções inovadoras para automação, engenharia e tecnologia.
CCO da Imetame Energia
O EPM foi configurado para coletar, via protocolo OPCUA, as informações dos CLPs do HUB das usinas e poços de gás natural. Importante salientar que a configuração definida pela i9 para a implantação de comunicação permite que o software da Elipse colete os dados diretamente dos controladores, independentemente de aplicações terceiras.
Os softwares SQLServer Express – Microsoft Corporation, EPM Server e Interface Server – Elipse também foram instalados. Usuários “sa”, tanto para o SQL quanto para o EPM, (sa – System Administrator), foram criados, além de outros três usuários para uso do EPM, Administrador, Supervisor e Operador.
Arquitetura ilustrando a conexão do EPM com os CLPs dos poços e HUB, ponto central de rede pelo qual todos os dispositivos das usinas se comunicam
O EPM entrou nesta aplicação como o sistema de gerenciamento das informações. A plataforma é responsável pela aquisição, armazenamento e disponibilização dos dados de processo, sendo de grande importância para a medição fiscal do sistema mediante à elaboração e validação dos dados de produção.
Com o software da Elipse, a Imetame Energia consegue acessar e analisar dados de forma muito mais ágil e contextualizada. Antes do EPM, o operador necessitava ficar navegando e abrindo uma série de telas do supervisório para encontrar as informações. Hoje, com o EPM, os dados são acessados e analisados graficamente em fração de segundos.
Realidade antes do EPM, onde era preciso abrir várias telas para acessar as informações
Através de seus gráficos, o EPM permite que a Imetame Energia consulte e analise a vazão do gás natural proveniente dos poços Progresso, Caruru, Acarajé e Prontidão às termelétricas Prosperidade I, II, III e IV. Pesquisa que é feita no intervalo de tempo desejado pelo usuário.
Gráfico de controle das vazões de gás dos poços às usinas
No cadastro das variáveis, o EPM permite definir o tipo, limites (superior e inferior) e unidade de engenharia de cada variável, com a possibilidade de inserir novas unidades de engenharia. Também permite habilitar/desabilitar histórico e compressão de dados por variável, bem como habilitar e definir banda morta.
Todas estas opções estão disponíveis para uso com o “Add-Ins” do EPM no Excel que, no caso de um número elevado de variáveis, proverá mais agilidade, confiabilidade e padronização no cadastramento. Isso porque todas as alterações são importadas e/ou exportadas diretamente à base de dados do software da Elipse.
Tela do EPM para edição do sistema de cadastro de variáveis
Segundo Cristiano Luiz Broetto Depizzol, Assessor de Engenharia da Imetame, o EPM garante mais agilidade à busca de informações e tomada de decisões, sendo uma ferramenta essencial de rastreabilidade.
“A plataforma se tornou fundamental, uma vez que nos permite analisar a causa raiz de problemas nas usinas, atendendo as conformidades regulatórias exigidas”, explicou ele.
Confira abaixo estes e outros benefícios obtidos pela Imetame com o EPM:
O EPM oferece um ambiente colaborativo para a gestão das informações, possibilitando desenvolver aplicações de inteligência industrial de forma rápida, confiável e com alta escalabilidade. Desse modo, auxilia na tomada de decisões em tempo real com informações precisas sobre a dinâmica das plantas, otimizando, de forma contínua, a cadeia produtiva sem interferir na operação.
Cliente: Imetame Energia
Integrador: i9 Engenharia e Tecnologia
Pacote Elipse: EPM Server ver 4.16.190
Plataforma: Windows 11
Número de cópias: 1
Pontos de I/O: 4.000
Drivers: OPCUA