Com a plataforma da Elipse Software, a Sulmix consegue garantir a seus clientes que seus pedidos serão entregues da melhor forma possível, de acordo com as normas de segurança exigidas pelo mercado
Publicado em 10/02/2026
Com matriz sediada em Restinga Seca e uma filial em Rio Pardo, ambos municípios localizados no Estado do Rio Grande do Sul, a Sulmix é uma empresa familiar especializada na fabricação e comercialização de diluentes para nutrição animal. Em seu portifólio, conta com clientes produtores de ração animal e carnes. Os níveis de exigência aplicados a este mercado no Brasil são altíssimos, fazendo com que a Sulmix necessitasse de uma ferramenta capaz de controlar sua produção com grande rastreabilidade, eficiência e qualidade.

Fábrica da Sulmix em Restinga Seca
Para atender essa necessidade, a empresa decidiu utilizar o Elipse E3 em ambas as suas plantas. Com a plataforma da Elipse Software, líder nacional no desenvolvimento de soluções para o gerenciamento de processos, a Sulmix conseguiu controlar remotamente todas as etapas de seu processo produtivo, desde a entrada até a saída do produto para comercialização. Importante destacar a participação da Inovetech, empresa que implementou esta aplicação.
O sistema de automação implementado na Sulmix contém o Elipse E3, cujo servidor se comunica com o CLP Altus via o protocolo ModBus TCP/IP. Muitos dados são aquisitados para monitoramento diretamente nos Centros de Controle Operacional (CCOs) das fábricas. Além disso, os CCOs trocam parâmetros de funcionamento de acordo com cada receita de produto solicitada pelo cliente.

CCO da fábrica de Restinga Seca
A chegada das receitas e ordens de produção é realizada através da comunicação direta do ERP da Sulmix com o Elipse E3 mediante uma API desenvolvida pela Inovetech. A API transmite as informações coletadas do ERP ao banco de dados do software que as envia aos CLPs das fábricas para controlar a produção.
Por meio dessa interação, o Elipse E3 consegue monitorar e acessar as informações de todos os equipamentos e processos realizados nas plantas. Com o software, a Sulmix pode agora emitir históricos e rastrear com mais precisão e segurança o andamento de seus pedidos, condição exigida para uma empresa que tem uma participação importante no mercado produtor de insumos para fabricação de ração animal no Brasil. Caso haja qualquer anomalia na produção, o Elipse E3 aciona de imediato a manutenção para que solucione rapidamente o problema.
Além disso, o software permite testar o funcionamento de roscas, elevadores, válvulas, misturadores, peneiras, motores, moinhos e demais máquinas responsáveis pela fabricação dos diluentes. No caso dos moinhos, o software também permite monitorar as horas de operação, tanto a geral em tempo real quanto a correspondente ao momento em que foi realizada a última manutenção. Importante salientar que estes testes podem ser feitos de forma individual, sem precisar reiniciar a produção.
Como já foi mencionado acima, havendo um problema na fábrica, o software automaticamente dispara um alarme e interrompe a produção, acionando a manutenção. Caso o diagnóstico da ocorrência seja um sensor queimado ou outro dano menor que não afete diretamente a produção, a manutenção pode reportar isso à gerência via a funcionalidade para gestão de by-pass de alarmes do Elipse E3, recomendando que a produção seja logo reiniciada.
O by-pass de alarme também é indicado se o problema for verificado próximo ao horário da parada programada para manutenção, desde que, claro, trate-se de um dano que não seja mecânico, sem a necessidade de reparo imediato. Importante destacar que a decisão sobre a validação ou não de cada by-pass de alarme parte da gerência em parceria com os setores de operação e manutenção da Sulmix.

Tela que permite apontar o motivo para realizar um by-pass de alarme
Para reforçar esse controle, o software permite cadastrar os detalhes referentes a toda manutenção realizada, como o equipamento, nome do responsável, horário que foi executada, intervalo desde a última manutenção, dados da peça e a descrição do serviço. Através disso, a Sulmix consegue monitorar as manutenções e avaliar a qualidade de seus equipamentos, comparando o tempo que cada um ficou operando até necessitar de uma nova manutenção.

Tela para cadastro de manutenções
O Elipse E3 também permite monitorar, de forma mais ilustrativa e ampla, toda a linha de produção via sinóticos com animação em tempo real. Nos sinóticos, é possível supervisionar os equipamentos e variáveis que integram o processo produtivo, como as roscas, elevadores, moedores, pressões de ar, temperaturas de esterilização, cargas elétricas dos motores, entre outros.
Por fim, o Elipse E3 possibilita acompanhar o status de cada sensor e atuador das fábricas, facilitando ainda mais o trabalho da manutenção. Dessa forma, a gerência consegue melhor controlar o acesso de seus operadores e profissionais de manutenção aos CLPs e quadros elétricos, garantindo assim mais segurança aos colaboradores.
Marcel Fraga, Diretor Administrativo da Sulmix, destaca a interação do Elipse E3 com o ERP como o maior ganho obtido com essa aplicação. Um benefício que se estende também aos clientes, uma vez que podem ficar mais tranquilos quanto à forma como seus pedidos serão fabricados e entregues.
“Integrado ao ERP, o Elipse E3 nos permite acompanhar e acessar rapidamente as informações sobre todas as ordens de produção e receitas. Dessa forma, conseguimos garantir aos clientes que seus pedidos serão desenvolvidos e entregues de acordo com as normas do mercado”, disse ele.
Confira abaixo os principais benefícios disponibilizados pelo Elipse E3 à Sulmix:
Cliente: Sulmix Diluentes
Integrador: Inovetech Automação LTDA
Pacote Elipse: Elipse E3
Plataformas: Windows 11
Número de cópias: 2
Pontos de I/O: 1.500
Drivers: Modbus TCP/IP
Setor: Saúde e Alimentos