Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Certificação

O que é a Certificação?

A certificação é um processo de avaliação oferecido pela Elipse Software que visa validar os procedimentos e conhecimentos dos usuários que utilizam as soluções Elipse E3, Elipse Power e Elipse Plant Manager como ferramentas de trabalho. O processo também tem como objetivo proporcionar um maior conhecimento sobre as ferramentas e uma melhor qualidade nos aplicativos desenvolvidos, além de divulgar as melhores práticas de trabalho.

 

A Elipse disponibiliza três tipos de certificação: Programador Certificado, Empresa Certificada e Instrutor Certificado.

Para receber o título de Programador Certificado, o candidato deve realizar a prova para demonstrar seus conhecimentos no software em questão, já para certificar-se como instrutor, após obter a certificação de programador, o candidato deve ministrar um curso sob supervisão da Elipse.

A empresa de integração de sistemas que possuir pelo menos dois profissionais certificados em seu quadro de colaboradores é considerada Empresa Certificada e terá direito aos seguintes benefícios:

  • Preferência para indicação em projetos de automação, utilizando o software para o qual prestou a prova de certificação;
  • Diploma para a empresa certificada;
  • Diploma para o profissional certificado;
  • Destaque no site da Elipse como empresa certificada.

Processo de Certificação

O processo de certificação é realizado remotamente (online), conferindo flexibilidade de horários sem a necessidade de deslocamentos com viagens. 

O teste é composto por 35 questões de múltipla escolha, dissertativas e práticas, de grau de dificuldade variado. A avaliação tem 4 horas de duração e o candidato poderá consultar os manuais, tutoriais, Elipse Knowledgebase e o próprio software nas questões práticas. A realização da prova é gratuita. Para ser aprovado, é necessário acertar um mínimo de 70% do total das questões. Caso não atinja esta média, é possível realizar um novo teste após um prazo mínimo de 30 dias, mediante o pagamento de uma taxa. Passados 6 meses da última tentativa, não será cobrada a taxa para um novo teste. 

A certificação é válida por 2 anos. Três meses antes do término desse período, o profissional já pode revalidar a sua certificação, fazendo novamente o teste para a versão atual do software para o qual prestou a prova. Em caso de não aprovação, a certificação anterior continua valendo pelos meses restantes, abrindo assim a possibilidade de outra tentativa de aprovação.

Realização das Provas

As questões da certificação são baseadas sempre na versão atual do software que se encontra disponível no site da Elipse e estão divididas em uma média de dez grupos, abordando os seguintes tópicos principais:

 

 

Durante a prova de certificação fica proibido o uso de: celular, máquina fotográfica, pendrive, e-mail pessoal, site ou fórum que não seja o Elipse Knowledgebase, Elipse Fórum ou canal de vídeos da Elipse no YouTube.

Recursos necessários

  • Computador, mouse, teclado e 1 monitor (não é permitida a utilização de múltiplos monitores);
  • Webcam;
  • Microfone;
  • Acesso à internet via cabo com no mínimo 10Mb de velocidade.

Pré-requisitos

Para realização da certificação, o candidato deve ter realizado os seguintes treinamentos correspondentes ao produto para o qual decidiu prestar a prova. 

Elipse E3:

  • Ter participado dos treinamentos E3 Desenvolvedores e E3 Avançado;
  • A empresa onde trabalha deve possuir pelo menos uma cópia da ferramenta de desenvolvimento, o E3 Studio.

Elipse Power:

  • Ter participado do treinamento Elipse Power HMI;
  • A empresa onde trabalha deve possuir pelo menos uma cópia da ferramenta de desenvolvimento, o Elipse Power Studio.

Elipse Plant Manager:

  • O candidato deve ter participado do treinamento Elipse Plant Manager.

Inscrições

Clique no link correspondente à certificação para a qual pretende se inscrever: Certificação do Elipse E3, Certificação do Elipse Power ou Certificação do Elipse Plant Manager. Você será direcionado para outra página onde poderá escolher a melhor data para realização da sua prova. Após selecionado o dia desejado, clique sobre o horário disponível, no lado direito do calendário, e confirme a inscrição. Cuide para preencher os dados corretamente pois serão usados para a emissão do certificado. Por fim, clique em agendar evento para confirmar sua inscrição!

Mais informações podem ser obtidas através de nosso departamento comercial.