Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Driver da Elipse conquista a certificação da DNV-GL

14/05/2019

A Elipse Software, empresa nacional desenvolvedora de plataformas para automação e gerenciamento de processos, acaba de conquistar o certificado de conformidade da Edição 2 de sua solução cliente IEC 61850, cujos procedimentos de testes foram realizados pela DNV-GL na Holanda. Um passo fundamental para a consolidação do portfólio da Elipse como fornecedora de softwares para subestações de energia e centros de operação, incluindo produtos como interfaces locais de operação, gateways de protocolos e sistemas de operação 24×7 de centros para empresas de geração, transmissão e distribuição de energia.

Os testes foram realizados em uma semana, na cidade de Arnhem, sendo compostos de uma análise de documentos exigidos pela norma, além dos testes de comunicação propriamente ditos que foram divididos em blocos de conformidade. Cada bloco era composto de testes obrigatórios e opcionais. O Elipse Power e seu driver de comunicação IEC 61850 foram aprovados em todos os testes. Segundo Rubem Dias, Coordenador do Grupo de Energia da Elipse, o certificado chega para provar o quão qualificado vem sendo o trabalho da empresa neste segmento.

“Fomos pioneiros ao adotar o padrão IEC 61850. A nova certificação é fruto de todo um investimento constante feito pela Elipse em busca de manter seus produtos sempre atualizados e compatíveis com os novos requisitos dos equipamentos e sistemas de automação elétrica”, disse ele.

Em 2013, a Elipse já tinha obtido o mesmo certificado, mas para a Edição 1 da norma, tendo realizado agora uma atualização no intuito de obter as melhorias e correções consolidadas na Edição 2. Por ser a DNV-GL um laboratório independente, o certificado é dito nível “A”. Empresas que utilizam seus próprios laboratórios, logo não independentes, só podem emitir certificados nível “B”, desde que aprovados previamente pelo UCAIug (Utilities Communication Architecture – International Users Group).

Há mais de 150 anos, a DNV-GL vem capacitando organizações a avançarem na segurança e sustentabilidade de seus negócios via os esforços de seus 15 mil profissionais atuantes em mais de 100 países. Para isto, a empresa fornece classificação e assurance técnica a softwares, além de prestar serviços de certificação e consultoria. Na área de energia, a DNV-GL conta com mais de 2,3 mil especialistas distribuídos em mais de 30 países, focada em conduzir a transição global em direção a um futuro mais seguro, confiável, eficiente e limpo.

Certificado A ED2 da DNV-GL conquistado pelo driver IEC 61850 da Elipse