Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Aeromóvel de Porto Alegre é controlado via tablet pelo Elipse Mobile

Tecnologia da Elipse Software permite monitorar a velocidade, freios e portas do veículo que liga o Aeroporto Salgado Filho à estação da Trensurb

Necessidade

 

Em agosto de 2013, a presidente Dilma Roussef esteve em Porto Alegre para participar da cerimônia que marcou o início das operações do aeromóvel. Com tecnologia nacional e de responsabilidade da Aeromóvel Brasil, o veículo interliga o Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho à estação de trem da Trensurb, em um trajeto de aproximadamente 800 metros, sendo capaz de transportar até 150 passageiros.

Para realizar este percurso de modo seguro e confiável, o aeromóvel conta com o Elipse E3. Através das telas da solução desenvolvida pela Elipse Software, os operadores podem monitorar a rotação do ventilador que integra o sistema de movimentação, estado das válvulas propulsoras, aberturtura e fechamento das portas das estações, posição, velocidade e freios do veículo.

Em busca de reforçar ainda mais este controle, a Aeromóvel Brasil decidiu adotar, além do E3, a mais nova tecnologia recém lançada pela empresa, o Elipse Mobile. Com ele, os técnicos passaram a poder acessar as telas da mesma aplicação via aparelhos móveis (celular, tablets, etc.). Nova realidade que lhes permitiu monitorar o veículo independente de suas localizações, sem a necessidade de estarem posicionados na sala de operações.

 

Solução

 

Com o Elipse Mobile, é possível acompanhar todas as variáveis monitoradas pelo E3 (velocidade, freios, tensão, posicionamento e abertura/fechamento de portas do veículo) via um tablet ou smartphone, de forma rápida, fácil e segura.

“É muito fácil de usá-lo. Todos conseguimos operá-lo normalmente, sem problema algum”, afirmou Fernando de Melo Nunes, assistente operacional da Trensurb.

 

Figura 1. Nunes monitorando a pressão do sistema hidráulico dos freios do Aeromóvel através de seu celular via Elipse Mobile

Figura 1. Nunes monitorando a pressão do sistema hidráulico dos freios do Aeromóvel através de seu celular via Elipse Mobile

 

Segundo ele, o Elipse Mobile mudou para melhor a realidade que existia antes de sua utilização. O que antes, por vezes, exigia deslocamentos das equipes de operação e manutenção, agora é feito de forma muito mais ágil e precisa, benefício bastante destacado por Nunes.

“Antigamente, caso estivesse dentro do Aeromóvel e quisesse saber mais detalhes sobre o posicionamento do veículo ou realizar a simples abertura ou fechamento de suas portas, não era possível. Com a chegada do Elipse Mobile, agora posso acessar rapidamente todos estes dados e comandos via celular”, disse ele.

 

Figura 2. Nunes monitorando o funcionamento do Aeromóvel via Elipse Mobile

Figura 2. Nunes monitorando o funcionamento do Aeromóvel via Elipse Mobile

 

Possibilidade de operar o sistema de automação, tendo acesso às variáveis do veículo independente da localização. Esta foi a resposta do coordenador operacional do Aeromóvel, Marco Antônio Casara, ao ser questionado sobre qual seria o principal ganho adquirido a favor de seu trabalho e de seus outros 14 colegas de equipe autorizados a utilizar o Elipse Mobile em seus celulares.

“O software se enquadra perfeitamente com a proposta do sistema de automação do veículo. A ideia, agora, é instalá-lo no A200 (mais novo veículo com capacidade para transportar até 300 passageiros)”, revelou ele.

 

Figura 3. Aeromóvel A200

Figura 3. Aeromóvel A200

 

Aeromóvel

 

Projeto pioneiro no Brasil, com tecnologia nacional e de responsabilidade da Aeromóvel Brasil, o veículo opera os sete dias da semana, das 5h às 23h20min. Atualmente, a passagem é integrada com o ingresso do trem e custa R$ 1,70. Cerca de R$ 37,8 milhões foram investidos pelo governo federal para concretizar todo o projeto desde a automação até a parte mecânica e funcional do mais novo meio de transporte público de Porto Alegre. Importante destacar que, como o veículo se movimenta via um sistema propulsor de ar, não há emissão de poluentes à atmosfera. Mais informações no site www.aeromovel.com.br.

 

Benefícios

 

  • Possibilidade de acesso às telas da aplicação do E3 via aparelhos móveis. Com isso, o Elipse Mobile permite que os operadores possam monitorar e controlar a rotação do ventilador que integra o sistema de movimentação do Aeromóvel, estado de suas válvulas propulsoras, aberturtura e fechamento das suas portas, posição, velocidade e freios do veículo via tablets e smartphones.
  • Controle à distância do Aeromóvel via tablets e smartphones, independentemente da localização do operador.
  • Software de fácil instalação e utilização.
  • Interface simples e moderna.

Ficha Técnica

Cliente: Aeromóvel Brasil S.A. e Trensurb

Integrador: Aeromóvel Brasil S.A.

Pacote Elipse utilizado: Elipse Mobile

Plataforma: Windows 8

Número de cópias: 1

Compartilhar