Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Soluções Elipse para Indústria 4.0 na Olimpíada do Conhecimento

10/07/2018

Nos dias 3 a 8 de julho, o SENAI e o SESI promoveram a 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. No evento, a Elipse Software, em parceria com a Auttom Automação e Robótica, Kuka Roboter e IPG-Photonics, apresentou uma planta de manufatura avançada para fabricação de diferentes modelos de chaveiros.

Para isto, a planta faz uso das plataformas Elipse E3 e Elipse F4 que, associadas a robôs, permitem controlar toda uma linha de produção, desde o pedido até a expedição final do produto. Tudo com base em conceitos da Indústria 4.0, tema central desta olimpíada. Vale salientar que a novidade Elipse F4 não interage somente com robôs, mas também com estações de trabalho genéricas em ambientes de manufatura.

“Felizmente, nosso estande foi um dos que mais recebeu visitantes, todos muito interessados em conhecer nosso projeto e novo produto”, destacou o programador da Elipse, João Ricardo Cardoso.

Gustavo Salomão, Gerente da Elipse-SP, explica como funciona a célula de manufatura apresentada pela empresa

Gustavo Salomão, Gerente da Elipse-SP, explica como funciona a célula de manufatura apresentada pela empresa

Um destes visitantes foi Nicolle Oliveira, Head de Inovação da OFM Systems, empresa desenvolvedora de aplicações para o mercado de energia voltada ao fomento das melhores práticas de gestão. Oliveira disse ter adorado o fato de poder acompanhar todo o processo de fabricação de seu brinde.

“Fiquei encantada como conseguiram, de forma simplificada, sintetizar os pilares da Indústria 4.0 numa demo prática e expansível para diversos modelos de negócio. Trabalho com inovação e adorei a experiência”, afirmou ela.

Depoimento que, segundo o gerente da Elipse em São Paulo, vai diretamente ao encontro do propósito para o qual foi desenvolvida a solução demonstrada pela empresa.

“A célula apresentada permitiu que os visitantes tivessem uma experiência real e de fácil entendimento sobre o que a Indústria 4.0 está trazendo ao mercado”, disse ele.

Célula de manufatura apresentada pela Elipse atraiu a atenção dos visitantes no evento

Célula de manufatura apresentada pela Elipse atraiu a atenção dos visitantes no evento

Desde 2001, a cada dois anos, o SENAI promove a Olimpíada do Conhecimento com o objetivo de aproximar o meio acadêmico do profissional de modo que os estudantes possam vivenciar experiências semelhantes as encontradas no mercado de trabalho. Nesta edição, que reuniu mais de 46 mil visitantes, além da parceria firmada com o SESI, a grande atração do evento foi a simulação de uma cidade inteligente, onde foram empregadas tecnologias de ponta, inovações e tendências previstas para o futuro. Mais informações no site.