Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Solução da Elipse em novo CCO da Corsan

25/11/2019

 Na tarde da última sexta-feira, dia 22, a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) colocou em operação o seu novo Centro de Controle Operacional Corporativo (CCO Corporativo) em Porto Alegre. A cerimônia de inauguração contou com a presença do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

 

Governador Eduardo Leite testando o Elipse E3 na inauguração do novo CCO Corporativo da Corsan

Resultado de um investimento na ordem de R$ 37,6 milhões, o centro de controle utiliza o Elipse E3, solução de supervisão e controle da gaúcha Elipse Software, para monitorar à distância e em tempo real, 24 horas por dia, os 29 Centros de Controle e Operação Locais (CCOs Locais) instalados nas áreas onde a Corsan é responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto. Cada CCO Local possui também um E3 responsável pela operação da sua região específica, formando assim uma arquitetura de supervisão e controle distribuída.

Ainda este ano, a Corsan prevê a instalação de mais outros três CCOs, totalizando os 32 previstos em seu projeto estratégico. Os Centros de Controle Operacional controlam as captações de água, elevatórias de água bruta e tratada e Estações de Tratamento de Água e Esgotos. Também gerenciam os níveis dos reservatórios, pressão e vazão das redes de distribuição, identificando eventuais ligações clandestinas, além de permitirem a integração com outros sistemas de gestão.

Com isso, a Corsan consegue tomar decisões com mais agilidade, gerando melhorias na qualidade dos seus serviços prestados à população. Ao final do projeto, em 2022, a companhia estima atender mais de 60 municípios com sistemas de telemetria e automação integrados ao seu CCO Corporativo.

 

Videowall do novo CCO Corporativo da Corsan