Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Trabalho de mestrado da Elipse é apresentado no XVIIIeriac

23/05/2019

Nesta terça-feira, dia 21, a Gerente da Elipse-PR, Ana Carolina Franco, apresentou seu trabalho de mestrado no 18º Encontro Regional Ibero-americano do Cigré (ERIAC), em Foz do Iguaçu-PR. Em seu trabalho, orientado pelo Professor de Engenharia Elétrica da UFPR, Dr. Alexandre Rasi Aoki, a gerente propôs o uso de uma plataforma de supervisão e controle da Elipse para integrar diferentes fontes renováveis de energia. A plataforma será adotada pela CESP (Companhia Energética de São Paulo) no Complexo de Energias Renováveis da UHE Porto Primavera.

 

Ana Carolina Franco apresentando seu trabalho de mestrado no XVIIIeriac

 

Segundo Ana Carolina Franco, a plataforma compõe o projeto de implementação da planta-piloto de geração termosolar. O diferencial do projeto será a supervisão de várias gerações (fotovoltaica, eólica e termosolar) via uma mesma plataforma, cuja integração será feita pelos Institutos Lactec e contará com a implementação do algoritmo de previsão de geração da planta termosolar (energia heliotérmica). Vale ressaltar que a geração termosolar ainda é incipiente no Brasil, o que motivou a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) a realizar a Chamada Pública Estratégica (nº19) em 2015.

Realizado a cada dois anos, o ERIAC é considerado o seminário internacional mais importante da região ibero-americana do Cigré (Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos). Desde 1987, Brasil, Paraguai e Argentina alternam-se na realização do evento, cujo objetivo é seguir consolidando inovações no campo da energia. Para isso, Brasil, Paraguai e Argentina tem contado também com o apoio de outros seis Comitês Nacionais Ibero-americanos do Cigré: Andino (Bolívia, Equador e Peru), Colômbia, Chile, Espanha, México e Portugal.