Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Palestra da Elipse sobre PIMS em Feliz-RS

17/09/2019

No dia 13 de setembro, Maurício Simões Posser, Analista de Produto da Elipse Software, ministrou uma palestra sobre soluções PIMS (Process Information Management System) aplicadas na indústria de processos. A apresentação foi realizada para primeira turma de formandos em Engenharia Química do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) em Feliz, cidade do interior do Rio Grande do Sul.

 

Maurício Simões Posser palestrando aos primeiros formandos de Engenharia Química do IFRS em Feliz

Através de um exemplo prático, Posser demonstrou como deve ser feita a montagem de um sistema completo, desde a coleta à análise de dados, onde um sensor ligado a um ESP8266 enviava dados a um Broker. Deste, os dados seguiam até o Elipse Plant Manager (EPM) via protocolo MQTT.

Após a coleta, os dados foram visualizados e analisados em gráficos de tempo real, acompanhando suas tendências e planilhas eletrônicas por meio de um Add-in para o Microsoft Excel. Análises mais avançadas também foram realizadas em um ambiente que integra a linguagem Python às visualizações de conjuntos de dados previamente selecionados.

Daiane Romanzini, Professora de Engenharia Química do IFRS de Feliz, ficou muito satisfeita com a apresentação da Elipse. Segundo ela, palestras como esta são muito importantes para o aprendizado de seus estudantes na medida que podem trocar ideias com um profissional do setor.

“O Maurício nos trouxe a realidade encontrada pelo profissional da área no mercado de trabalho, apresentando um pouco da linguagem utilizada na indústria, ambiente este diferente daquele encontrado em sala de aula. Com certeza, a palestra serviu para que nossa primeira turma de formandos possa sair para o mercado mais preparada, com mais conhecimento sobre sistemas PIMS, Elipse Plant Manager e a própria Elipse Software”, afirmou a professora.