Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Elipse doa mais de 80 monitores à UFRGS

18/11/2022

Monitores serão destinados a dois projetos socioeducacionais do Zenit – Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sempre preocupada em apoiar a formação e capacitação dos estudantes através do fornecimento de seus produtos e da promoção de palestras e cursos, a Elipse Software fez a doação de mais de 80 monitores para o Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS. A entrega foi realizada na manhã de hoje, dia 23 de novembro.

doacao-ufrgs-alunos

Estudantes da UFRGS segurando três dos mais de 80 monitores que foram doados pela Elipse

Segundo Renato Ribas, professor do Instituto de Informática da UFRGS, a ideia é de que os monitores sejam destinados a dois projetos do Zenit. Ambos apresentam um objetivo em comum: fazer com que computadores, equipamentos fundamentais para o ensino de um modo geral, possam ser utilizados por todos, independentemente de sua localização ou condição econômica.

Para isto acontecer, inicialmente, os computadores usados, que são normalmente doados por pessoas e empresas privadas, como a Elipse, passam pelo Centro de Recondicionamento de Computadores do Zenit (CRC-Zenit). Desde 2018, a UFRGS passou a compor a rede de CRCs espalhados pelo Brasil, os quais contam com o apoio e financiamento do Ministério das Comunicações do Governo Federal, através de seu programa de inclusão digital. Vinculada ao Zenit, a ação de recondicionamento envolve a limpeza, manutenção, substituição de peças defeituosas, melhorias das condições de funcionamento, instalação de programas e testes.

Uma vez recondicionados e aprovados nos testes, os computadores são, enfim, doados a telecentros, escolas públicas, comunidades indígenas, associações e ONGs, os quais, em contrapartida, devem garantir sua devida utilização com livre acesso à Internet. Vale ressaltar que todo esse trabalho de recondicionamento dos equipamentos é realizado por professores e bolsistas de graduação da UFRGS. Já os computadores que não puderem ser aproveitados são encaminhados a empresas recicladoras de resíduos sólidos, a fim de serem descartados da forma mais limpa e sustentável possível.

Durante a pandemia, foi também criada uma ação de extensão chamada Reconecta UFRGS, em que computadores são recondicionados no CRC-Zenit e repassados, mediante sorteio, a estudantes da Universidade sem condições de adquirir os equipamentos essenciais para realização do Ensino Remoto Emergencial. Até 2021, a ação chegou a atender cerca de 300 alunos. Neste ano (2022), já foram contemplados 50. Nas palavras do professor Ribas, ambos os projetos do parque atuam de forma simbiótica onde todos saem beneficiados.

“É muito gratificante saber que nossos projetos têm gerado benefícios à sociedade seja através do descarte sustentável de resíduos eletrônicos, seja por meio do recondicionamento e empréstimo de computadores às pessoas mais vulneráveis e sem condições de adquirir um equipamento novo. Tudo isto fruto do trabalho que é realizado por estudantes de diferentes cursos aqui da UFRGS, os quais também saem mais capacitados para o mercado”, disse ele.