Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Elipse F4 é apresentado em Caxias do Sul

13/04/2018

Na noite da última quarta-feira, dia 11, a Elipse Software apresentou sua mais nova plataforma desenvolvida para o setor manufatureiro na Uniftec, em Caxias do Sul, cidade localizada na serra gaúcha. Ao longo do encontro, um total de 80 participantes, divididos entre estudantes e profissionais das áreas de produção, engenharia, logística, TI, processos e sistemas de automação, puderam conhecer mais detalhes sobre o Elipse F4.

A solução permite executar o planejamento, programação e controle da produção e materiais em tempo real. A ideia do Elipse F4 é evoluir desde o planejamento e previsão da demanda até a gestão correta de insumos e matéria-prima, organizando o processo fabril e a cadeia de suprimentos, tornando-se o coração da manufatura.
 

Um total de 80 participantes compareceram no evento realizado na Uniftec, em Caxias do Sul

Um total de 80 participantes compareceram no evento realizado na Uniftec, em Caxias do Sul

Alexandre Balestrin Corrêa, Diretor de Desenvolvimento da Elipse, e Alexandre Baroni, Diretor de Engenharia da BRN Metal, destacaram como a nova plataforma torna a vida da cadeia de produção mais simples e célere, fazendo com que as decisões sejam tomadas em tempo real.

“Imagine a peça sendo um veículo que tem que cumprir um trajeto (fluxo). Ele estará sendo monitorado em tempo real e, caso surja qualquer adversidade (variabilidade), o software repensa qual o melhor trajeto para cumprir o plano inicialmente estabelecido”, explicaram eles.

O diretor da Elipse abriu o evento fazendo uma breve explanação sobre o trabalho e cases de sucesso da empresa líder nacional no desenvolvimento de soluções para o gerenciamento de processos. Na sequência, Paulo Cidade, Consultor da Sobane Brasil, revelou quais aspectos humanos necessitam ser enfrentados para a melhor adoção de novas tecnologias.

Encerrada a palestra, Baroni falou sobre a indústria 4.0 e como as novas tecnologias podem ajudar a indústria brasileira a obter um melhor desempenho. Guilherme Gabarra, Engenheiro de Vendas da Universal Robots, complementou a apresentação dando mais ênfase à inserção gradual destes robôs no mercado da automação industrial.

No final do evento, Corrêa demonstrou como o Elipse F4, em comunicação com o E3 e um robô colaborativo da Universal Robots, permite gerenciar diferentes linhas de montagem em tempo real. Apresentação que chamou a atenção de Tiago Flach, líder em engenharia de automação da Máquinas Sanmartin.

“Gostei da parte de como o F4 permite simular processos para sabermos o que está acontecendo, em tempo real, na prática”, disse ele.
 

Momento em que Alexandre Balestrin Corrêa, mais à direita, e Alexandre Baroni, mais à esquerda, fazem a demonstração do F4 assessorados pelos consultores da Elipse, Tiago Ribeiro de Abreu e Eliseu Maximiano da Silva (ao centro, mais à direita)

Momento em que Alexandre Balestrin Corrêa, mais à direita, e Alexandre Baroni, mais à esquerda, fazem a demonstração do F4 assessorados pelos consultores da Elipse, Tiago Ribeiro de Abreu e Eliseu Maximiano da Silva (ao centro, mais à direita)

Anderson Luiz Fistarol, engenheiro de automação da Mundial S.A., saiu do encontro interessado em obter mais informações sobre o novo software da Elipse, a fim de saber se pode atender sua necessidade.

“Estamos à procura de sistemas como este atualmente, capazes de prover melhorias à gestão de nossos processos fabris. Queremos, agora, marcar uma reunião com a Elipse, a fim de podermos conhecer, de forma mais aprofundada, o F4 para vermos se pode atender nossa demanda de cerca de 800 OPs diárias”, revelou ele.