Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Elipse Mobile é aplicado no Aeromóvel de Porto Alegre

13/06/2014

Em operação desde agosto de 2013, o Aeromóvel vem sendo utilizado como o mais novo meio de transporte público da região metropolitana de Porto Alegre. Capaz de conduzir até 150 passageiros, em um trajeto de aproximadamente 800 metros, o veículo interliga o Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho à estação de trem da Trensurb. O Elipse Mobile permite que os operadores, independente de suas localizações, possam monitorar o funcionamento do Aeromóvel.

A ideia foi ampliar o acesso às informações e comandos do Elipse E3, software também desenvolvido pela Elipse. Graças ao Elipse Mobile, é possível acompanhar todas as variáveis monitoradas pelo E3 (velocidade, freios, tensão, posicionamento e abertura/fechamento de portas do veículo). Tudo via um tablet ou smartphone, de forma rápida, fácil e segura.

“É muito fácil de usá-lo. Todos conseguimos operá-lo normalmente, sem problema algum”, afirmou Fernando de Melo Nunes, assistente operacional da Trensurb.

Nunes monitorando a pressão do sistema hidráulico dos freios do Aeromóvel através de seu celular via Elipse Mobile

Nunes monitorando a pressão do sistema hidráulico dos freios do Aeromóvel através de seu celular via Elipse Mobile

Segundo ele, o Elipse Mobile mudou para melhor a realidade que existia antes de sua utilização. O que antes, por vezes, exigia deslocamentos das equipes de operação e manutenção, agora é feito de forma muito mais ágil e precisa, benefício bastante destacado por Nunes.

“Antigamente, caso estivesse dentro do Aeromóvel e quisesse saber mais detalhes sobre o posicionamento do veículo ou realizar a simples abertura ou fechamento de suas portas, não era possível. Com a chegada do Elipse Mobile, agora posso acessar rapidamente todos estes dados e comandos via celular”, disse ele.

Nunes monitorando o funcionamento do Aeromóvel via Elipse Mobile

Possibilidade de operar o sistema de automação, tendo acesso as variáveis do veículo independente da localização. Esta foi a resposta do coordenador operacional do Aeromóvel, Marco Antônio Casara, ao ser questionado sobre qual seria o principal ganho adquirido a favor de seu trabalho e de seus outros 14 colegas de equipe autorizados a utilizar o Elipse Mobile em seus celulares.

“O software se enquadra perfeitamente com a proposta do sistema de automação do veículo. A ideia, agora, é instalá-lo no A200 (mais novo veículo com capacidade para transportar até 300 passageiros)”, revelou ele.

Aeromóvel A200

Aeromóvel A200

Aeromóvel

Projeto pioneiro no Brasil, com tecnologia nacional e de responsabilidade da Aeromóvel Brasil, o veículo opera os sete dias da semana, das 5h às 23h20min. Atualmente, a passagem é integrada com o ingresso do trem e custa R$ 1,70. Cerca de R$ 37,8 milhões foram investidos pelo governo federal para concretizar todo o projeto desde a automação até a parte mecânica e funcional do mais novo meio de transporte público de Porto Alegre. Importante destacar que, como o veículo se movimenta via um sistema propulsor de ar, não há emissão de poluentes à atmosfera. Mais informações no site www.aeromovel.com.br.

Sobre a Elipse Software

Líder nacional em soluções de software para o gerenciamento de processos e recentemente apontada pela Gartner como uma das empresas mais inovadoras do Brasil e da Ásia, a Elipse é uma companhia com 30 anos de experiência no mercado de automação. Sediada em Porto Alegre, conta com o apoio de quatro filiais no Brasil, localizadas nas cidades de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Para atender o mercado externo, possui um escritório em Taiwan, atuando também em países como Estados Unidos, Alemanha, Índia, Rússia, Suécia, Argentina, Chile, entre outros. Hoje, a Elipse apresenta milhares de cópias instaladas em todo o mundo, comprovando a alta qualidade e performance de seus produtos.