Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Elipse ministra palestra sobre IIoT no Grinst-RS

31/08/2015

Na noite do último dia 27, Marcelo Barbosa Salvador e Alexandre Balestrin Corrêa, diretores da Elipse Software, ministraram uma palestra sobre Internet das Coisas na Indústria (IIoT – Industrial Internet of Things). A apresentação, que integrou a grade de programação dos encontros técnicos promovidos pela ISA e o Grinst, foi realizada no auditório do SENAI, em Porto Alegre. Ao longo do evento, os palestrantes apresentaram como a Computação em Nuvem, Big Data, sensoriamento avançado e a onipresença da internet levaram a uma nova janela de oportunidades de negócios.

Marcelo Salvador, diretor de negócios da Elipse, abriu a palestra destacando as vantagens que podem ser obtidas com o uso da IIoT

Marcelo Salvador, diretor de negócios da Elipse, abriu a palestra destacando as vantagens que podem ser obtidas com o uso da IIoT

Estas tecnologias aplicadas na área industrial permitem transformar itens estáticos em novos produtos e serviços com base na conectividade, adicionar novas funcionalidades a instalações e processos, diminuir custos e aumentar a eficiência dos ativos, contribuindo assim para o aumento da produtividade. A fim de melhor elucidar estas e outras vantagens, alguns exemplos práticos de aplicações da IIoT foram citados, como em hospitais, facilitando o monitoramento de informações sobre a saúde do paciente, e estacionamentos, a fim de melhor sinalizar as vagas disponíveis.

“Acredito que a IIoT represente o futuro. A tendência é que as empresas, indústrias, hospitais e residências passem a usar a IIoT para integrar cada vez mais seus equipamentos e sistemas como vocês mesmo bem demonstraram”, observou Rodrigo Dias, técnico em instrumentação do CMPC Celulose Rio-Grandense.

Seguindo este raciocínio, a Elipse já vem usando a IIoT em suas soluções. A velocidade com que o Elipse Plant Manager (EPM) consegue coletar, armazenar e extrair informações importantes de uma massa de dados, otimizando o gerenciamento e a tomada de decisões, assim como a possibilidade de conectar o Elipse Mobile com um dispositivo Arduino, permitindo controlá-lo via qualquer tablet ou smartphone, chamaram a atenção dos participantes.

Alexandre Balestrin Corrêa citou alguns exemplos práticos de aplicações de IIoT junto a dispositivos móveis, como é o caso do Elipse Mobile

Ramon Schmitt, técnico de operação da Petrobras, disse ter ficado surpreso, positivamente, com a forma como os novos produtos da Elipse exploram a IIoT. Para ele, esta postura da empresa vai de acordo com as novas tendências do mercado de automação, facilitando o controle e gerenciamento das informações, uma vez que são coletadas e disponibilizadas via diferentes plataformas.

“Achei o Elipse Mobile muito interessante do ponto-de-vista de automação predial e industrial, principalmente em relação a sua conectividade com o Arduino. Espero, em breve, ter algum contato com este produto”, elogiou Schmitt.

Por fim, o case referente ao uso da novidade Elipse Self-Healing no sistema de distribuição de energia da CEMAR (Companhia Energética do Maranhão), permitindo recuperar, em apenas 10 segundos, 9463 clientes de um total de 9756 atingidos por uma queda de energia na rede de São Luís (MA), foi também apresentado. Um resultado que só foi possível graças ao fato da nova solução usar algumas tecnologias IoTs, como o Google Maps, por exemplo, para mapear com precisão a posição dos alimentadores na rede.

Ao final da apresentação, a Elipse e o Grinst-RS promoveram o sorteio de brindes aos participantes. Davi Vital, engenheiro da Trensurb, revelou ter saído muito satisfeito da palestra não só por ter sido um dos sorteados da noite, recebendo uma anuidade da ISA Member (profissional), mas principalmente pelo conhecimento adquirido, destacando também as vantagens que podem ser obtidas com o uso do Arduino.

“Gostei muito da palestra. Bastante clara e com várias sugestões de aplicativos para celular que usem o IIoT. O Arduino facilita muito para quem deseja fazer um protótipo e não tem dinheiro para desenvolver um hardware, por exemplo. Eu sabia que vocês pretendiam desenvolver produtos conectados a ele. Acredito que dê para usá-los junto aos nossos sistemas de sensoriamento e eficiência energética”, revelou o engenheiro da Trensurb.

Davi Vital entre os palestrantes no momento em que lhe foi entregue a anuidade da ISA

Davi Vital entre os palestrantes no momento em que lhe foi entregue a anuidade da ISA

Encerrado o sorteio, um coquetel foi oferecido a todos. Leia mais em: Apresentação IIoT – A Internet das Coisas na Indústria ou Recursos de hardware e software para criação de soluções de IIoT. Mais informações sobre as soluções da empresa podem ser obtidas através dos telefones.

Mais Lidas

  • Comunicado

    07/12/2016
    Leia Mais
  • Elipse lança a versão 4.8 do E3

    07/03/2017
    Leia Mais
  • Elipse lança OPC Server

    17/04/2017
    Leia Mais
  • Elipse promove treinamento no Vietnam

    31/08/2016
    Leia Mais

Selecione uma categoria