Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Elipse demonstra como gerenciar um sistema SCADA via celular

11/06/2014

Na manhã do dia 10 de junho, a Elipse Software ministrou uma apresentação teórico-prática sobre a sua mais nova tecnologia destinada a aparelhos móveis. O encontro foi realizado na própria sede da empresa, em Porto Alegre. Ao longo das duas horas de palestra, Alexandre Balestrin Corrêa, diretor de desenvolvimento da empresa, demonstrou como é fácil e rápido usar o Elipse Mobile.

Para isto, Corrêa convidou inicialmente os participantes a instalarem o software em seus respectivos celulares ou tablets. A ideia foi que pudessem visualizar, na prática, o quão simples e rápido é configurar o Elipse Mobile. Na sequência, o palestrante usou de um case de saneamento para ilustrar como é possível controlar bombas de abastecimento de água, por exemplo, via o software.

Alexandre Balestrin Corrêa mostrando a tela de login e senha de acesso ao Elipse Mobile

Alexandre Balestrin Corrêa mostrando a tela de login e senha de acesso ao Elipse Mobile

Pela razão de estar associado a uma tecnologia móvel, a solução permite ler QR Codes de acesso as mais diferentes aplicações, manobra também demonstrada na palestra. Seguindo a metodologia de ensino teórico-prática, Corrêa, desta vez, usou o Elipse Mobile para desligar e ligar as luzes, assim como para monitorar a temperatura do auditório onde o evento estava sendo realizado via um simples comando de voz.

“Gostei bastante da parte ligada ao comando de voz. A possibilidade de poder ser usado junto a outros sistemas de supervisão, diferente dos da Elipse, achei também muito interessante”, afirmou Clóvis Reschke, técnico da Autômata Engenharia, chamando a atenção para outro aspecto abordado na apresentação que foi a flexibilidade de utilização do software.

Corrêa mostrando a tela da automação predial existente no auditório acessada via Elipse Mobile

Corrêa mostrando a tela da automação predial existente no auditório acessada via Elipse Mobile

Através destes dois exemplos de cases, um voltado ao controle de bombas e outro predial, Corrêa quis comprovar o fato do software poder ser utilizado junto as mais variadas aplicações, independente do segmento ao qual estejam relacionadas. Realidade, esta, que atraiu a atenção de Vitor Donaduzzi, técnico da CEEEGT.

“Achei a apresentação muito boa. Creio que, bem como ilustrou o Alexandre, haja um campo bastante amplo e interessante para a aplicação do Elipse Mobile. Na área onde trabalho, por exemplo, a tecnologia permitiria que acompanhássemos manobras de controle na subestação sem o auxílio de outras pessoas, minimizando assim gastos”, disse ele.

Assim como Donaduzzi, Eduardo Grachten, engenheiro da Alfacomp, também saiu bastante satisfeito da apresentação. Segundo ele, a Elipse está de parabéns pela iniciativa de criar uma tecnologia que vai de acordo com a novas tendências do mercado. Um novo conceito de software para automação e que deverá, segundo o engenheiro, ser adotado por todas as empresas interessadas em não ficarem desatualizadas.

“Entendo que este tipo de tecnologia ligada a aparelhos móveis veio para ficar e aqueles que não a tiverem ficarão para trás. Acho muito bom que a Elipse tenha desenvolvido este software que, sem dúvida, representa um diferencial muito importante para nós que trabalhamos com automação”, afirmou.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail abc@elipse.com.br ou telefone (51) 3346.4699.