Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Minicurso do Elipse E3 na Catalunha

28/12/2015

Nos dias 9 e 10 de dezembro, Ricardo Alexandre Diogo, coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação da PUCPR, ministrou um minicurso do Elipse E3, solução SCADA da Elipse Software, aos alunos de Automatización Industrial I, disciplina do curso de Enginyeria Mecatrònica, da UVic-UCC. A realização deste encontro foi fruto do acordo firmado entre esta Universidade, localizada na cidade de Vic, na Catalunha, com a PUCPR, sediada em Curitiba.

O acordo permite que os alunos de ambas as instituições obtenham a dupla diplomação nos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Enginyeria Mecatrònica. Para isto, os estudantes têm de passar três semestres em intercâmbio, com validação de 100% das matrizes curriculares. A parceria também prevê que professores façam viagens para fins de revisão do acordo e expansão das atividades. Neste ano, o curso de SCADA utilizando o E3 foi a atividade proposta.

O minicurso teve 5 horas de duração, com foco na configuração de domínios e projetos no software da Elipse, assim como na comunicação das estações didáticas Festo, do laboratório de automação, que estão equipadas com CLPs Siemens S7-1200. Alguns tags para visualização dos status das entradas digitais e analógicas, além do acionamento de algumas saídas digitais também foram criados ao longo do encontro.

Após isso, os alunos configuraram animações em tela e comandos remotos. Por fim, soluções personalizadas foram demonstradas aos estudantes, uma vez que estavam desenvolvendo um trabalho para a disciplina de Automatización Industrial I, envolvendo a programação de CLPs e o comissionamento de redes industriais e SCADA às estações Festo.

Ricardo Alexandre Diogo mais à direita dos alunos da UVic-UCC

Ricardo Alexandre Diogo mais à direita dos alunos da UVic-UCC