Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Elipse anuncia sistema para redes Masterbus da ABB

01/10/2015

A parceria entre a Elipse Software e a Prosys Engenharia, empresa de vasta experiência na integração de sistemas, acaba de lançar um conjunto de soluções que provê uma alternativa de atualização tecnológica aos clientes com plataformas ABB Advant Controller e Masterpiece. Ambas usam rede proprietária (Masterbus 300), o que acarreta em barreiras de integração com outros sistemas. Até hoje, os clientes com tais plataformas em seus parques industriais necessitam trocar todo o sistema por uma plataforma mais atual, procedimento que requer altos custos de produto, projeto e integração, aliado à necessidade de parar a produção durante a instalação e os períodos de testes.

A solução foi projetada para substituir as estações de operação originais da ABB (Advant OCS – Operator Control Station), como as AS500, seja pela dificuldade para encontrar peças de reposição, por utilizarem um hardware proprietário não baseado em PCs, seja pela fácil conectividade proporcionada pelas soluções Elipse. Graças a esta característica, a tecnologia viabiliza a troca de dados e a interação do processo com outros sistemas, como o ERP´s, PIMS e os Sistemas de Otimização, não sendo necessária a parada de produção.

Exemplo de Configuração de Telas de Processo ABB Advant no E3 Studio

Exemplo de Configuração de Telas de Processo ABB Advant no E3 Studio

A solução apresenta uma interface de comunicação (driver), que permite integrar a base de dados de diversos controladores à base de tempo real do Elipse E3, utilizando a filosofia de SDCD. Com isso, possibilita realizar a leitura e escrita das propriedades de qualquer bloco de controle, provendo uma aplicação gráfica completa para operação da planta e principais recursos oferecidos originalmente pela Advant OCS.

O objetivo é minimizar o impacto da mudança aos operadores, pela razão de já estarem acostumados com a interface atual do sistema. A interface de comunicação apresenta ainda suporte à redundância de rede tanto na estação como nos controladores, permitindo que a troca de dados se distribua livremente de acordo com o caminho de rede disponível.

Faceplate do Objeto PIDCON e configuração do driver MB300

Faceplate do Objeto PIDCON e configuração do driver MB300

Sobre o Sistema ABB Advant OCS
O Sistema ABB Advant foi desenvolvido, na década de 90, com o objetivo de ser um mecanismo integrado e distribuído para diversos tipos de aplicação na área industrial. Entre as suas principais características, é possível citar a grande capacidade dos controladores e a redundância nativa de rede (baseada no protocolo Masterbus 300), formando um SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído).

Controladora AC450

Controladora AC450

O sistema contava com estação de engenharia (Advant Engineering) e operação (Advant Station) na plataforma Unix ou Windows NT. I/O´s distribuídos poderiam ser coletados através do barramento AF100.

Arquitetura de Exemplo – ABB Advant

Arquitetura de Exemplo – ABB Advant

Benefícios da Migração para a Solução Elipse / Prosys

  • Atualização tecnológica da infraestrutura de TI (Servidores e Estações de Operação), mantendo os controladores e redes de campo, diminuindo assim os custos em relação à troca de todo o sistema;
  • Permite a virtualização, adequando-se à política de TI de cada empresa;
  • Operação em paralelo durante a atualização, não sendo mais preciso parar a produção;
  • Conectividade ilimitada, permitindo conexão com diversos outros sistemas e protocolos, como o OPC;
  • Suporte técnico local com total domínio da solução.

Mais informações pelo telefone (11) 3061-2828 e v-automacao@elipse.com.br.

 

Mais Lidas

  • Comunicado

    07/12/2016
    Leia Mais
  • Elipse lança a versão 4.8 do E3

    07/03/2017
    Leia Mais
  • Elipse lança OPC Server

    17/04/2017
    Leia Mais
  • Elipse promove treinamento no Vietnam

    31/08/2016
    Leia Mais

Selecione uma categoria