Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Elipse E3 controla os processos realizados em moinho da Bunge

Aplicação da solução Elipse E3 para aperfeiçoar os processos realizados no moinho C

Necessidade

 

Desde 1905, a Bunge vem se destacando nos setores do agronegócio e alimentos do Brasil. Atualmente, a empresa é uma das maiores exportadoras atuando, também, nos setores de açúcar, bionenergia e fertilizantes. Presente em 16 estados do país, a Bunge possui, hoje, mais de 17 mil colaboradores e cerca de 150 unidades entre indústrias, centros de distribuição, silos e instalações portuárias. Localizada na cidade de Santos (SP), sua estrutura portuária é responsável pela armazenamento e moagem dos grãos de trigo.

Visando aperfeiçoar os processos realizados no moinho C, a Bunge optou por adotar o E3, solução de supervisão e controle de processos desenvolvida pela Elipse Software. Para isto, a Bunge contou com a colaboração da Fascitec Instrumentação Eletrônica Ltda., empresa responsável pela implementação do supervisório.

 

Solução

 

Através das telas do E3, os operadores podem acompanhar todas as fases do processo de extração e moagem dos grãos de trigo realizados ao longo dos sete andares do moinho. Etapas que vão desde a extração e coleta dos grãos até a moagem, separação do farelo e pesagem final do grão e farelo do trigo que é, posteriormente, comercializado para alimentação animal.

O software também permite aos operadores monitorar a quantidade de pó liberada e aspirada durante a moagem. Um controle fundamental não só para a verificação da quantidade de poeira presente nos andares do moinho, como também para a auditoria da receita federal que, periodicamente, fiscaliza o moinho.

 

Figura 1. Resumo das áreas do moinho

Figura 1. Resumo das áreas do moinho

 

Além de monitorar os processos realizados no moinho, o software também controla automaticamente todas as válvulas, ventiladores, tararas, bancos de cilindro, esteiras e elevadores responsáveis pela moagem e transporte dos grãos de trigo. Para isto, basta clicar sobre o ícone que representa o equipamento para abrir um pop-up com as as opções de comando sobre o mesmo.

 

Figura 2. Tela de comando sobre um dos ventiladores

Figura 2. Tela de comando sobre um dos ventiladores

 

Somado a isto, o E3 apresenta uma tela que mostra a atual condição de cada equipamento, permitindo ao operador verificar se o segundo ventilador do sétimo andar (VEC-702), por exemplo, está ligado, desligado ou apresenta falhas.

 

Figura 3. Visão geral dos equipamentos

Figura 3. Visão geral dos equipamentos

 

O software da Elipse permite, inclusive, realizar comandos de partida ou parada geral do moinho, possibilitando, também, selecionar a forma de operação, manual ou automática.

 

Figura 4. Partida geral do moinho

Figura 4. Partida geral do moinho

 

Outro recurso fornecido pelo E3 é o sumário de alarmes. Através de uma tela, os operadores têm acesso a data, hora, nome do operador que reconheceu a falha, área e tipo de ocorrência que foi observada junto ao equipamento.

 

Figura 5. Sumário de alarmes

Figura 5. Sumário de alarmes

 

Por fim, o software emite um relatório de extração exibindo a quantidade precisa, em kg, dos produtos que passaram pelo moinho e foram gerados ao final da moagem. O tempo de funcionamento e a energia consumida por cada um dos equipamentos também são revelados sob a forma de um gráfico, sendo possível, ainda, selecionar o período a ser monitorado.

 

Figura 6. Gráfico de tendência da corrente dos ventiladores

Figura 6. Gráfico de tendência da corrente dos ventiladores

 

Benefícios

 

  • Partida e parada do moinho de forma automática;
  • Controle e visualização de equipamentos;
  • Acompanhamento das variáveis do processo;
  • Visualização dos alarmes;
  • Facilidade de coleta dos dados através de relatórios.

Ficha Técnica

Cliente: Bunge

Integrador: Fascitec Instrumentação Eletrônica Ltda.

Pacote Elipse Utilizado: Elipse E3

Número de Cópias: 1

Plataforma: Microsoft Windows XP

Número de pontos de I/O: 1556

Driver de Comunicação: GEETH

Compartilhar