Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Elipse Tech reúne grande público em São Paulo

07/11/2014

No dia 3 de novembro, a Elipse Software promoveu um evento técnico com foco em inovação, tecnologia e conhecimento, criando um ambiente onde os participantes puderam trocar experiências com profissionais renomados e conhecer cases de aplicações em grandes indústrias. O Elipse Tech 2014 abrangeu uma série de palestras distribuídas nas três principais trilhas de atuação da empresa: automação, energia e informação. O encontro foi realizado no Centro de Convenções do Hotel Meliá Paulista, em São Paulo.

Público lotou as dependências do Centro de Convenções do Hotel Meliá Paulista

Público lotou as dependências do Centro de Convenções do Hotel Meliá Paulista

Entre os palestrantes convidados, destaque para Paulo Iudicibus, Head of the Enterprise Solution Unit da Microsoft, que abriu o evento falando sobre “Tecnologias do futuro e novas tendências na automação de processos”. Ao longo de sua apresentação, realizada pela manhã, Iudicibus falou sobre algumas das novas tecnologias que estão sendo lançadas pela Microsoft no mercado com aplicação na área de automação.

Caso da Microsoft Cortana, assistente pessoal que permite ao usuário obter as mais diferentes informações via uma interface com comando de voz. A internet of things e big data foram outras soluções também bastante exploradas na palestra.

“Como usuário final dos produtos da Microsoft, é sempre bom ter a oportunidade de saber o que eles pensam e planejam para o futuro”, afirmou Sandro Gambini, sócio da Automalógica.

Questionado sobre o evento, o diretor da Microsoft disse ser muito grato à Elipse pelo convite, dando-lhe a oportunidade de apresentar as novas tendências e tecnologias que serão utilizadas no futuro. Futuro este, segundo ele, já conhecido e vivenciado por algumas empresas que, como a Elipse, já conseguiram sair do mundo da ficção para um outro mais tangível e real.

“A Elipse está muito bem posicionada para usufruir desse futuro que está por vir. Já chegou para vocês é bem verdade. Quando faço esta mesma palestra para pessoas fora do ramo, é como se estivesse apresentando um filme de ficção científica. Já para vocês não, trata-se de uma realidade”, observou ele.

IMG_0227_b

Paulo Iudicibus, Head of the Enterprise Solution Unit da Microsoft

Após o almoço, o cenário do evento sofreu uma pequena alteração, ou melhor, divisão. O mesmo auditório que serviu de palco para a palestra de abertura foi dividido em três novos espaços, servindo, cada um deles, de palco para a realização de quatro novas palestras nas áreas de automação, energia e informação.

Gustavo Salomão, gente da Elipse-SP, abriu a série de palestras da trilha de automação, explicando como as tecnologias móveis estão revolucionando a automação. Ao longo de sua apresentação, Salomão apresentou o Elipse Mobile, novidade que permite acessar telas e comandos de uma aplicação SCADA via um tablet ou smartphone.

Na sequência, Vinícius Wiermann e Eduardo Montenegro, gerentes da Samarco Mineração e IHM Engenharia, relataram todas as etapas de testes e implementação, assim como os ganhos obtidos com a atualização do sistema SCADA, desenvolvido pela Elipse, na planta de Germano, localizada em Mariana (MG). Palestra que atraiu a atenção do coordenador de manutenção da Votorantim Metais, Rui Vieira Siqueira.

“A palestra da Samarco falou da implantação do sistema em um ambiente que já possuía outros sistemas, fazendo a transição para este novo de forma online, exatamente o que, hoje, estamos procurando. Temos interesse nos softwares da Elipse e esta palestra fez com que tivéssemos a certeza que isso é possível”, disse ele.

Vinícius Wiermann apresentou os resultados obtidos com a solução da Elipse na Mina Germano da Samarco

Vinícius Wiermann apresentou os resultados obtidos com a solução da Elipse na Mina Germano da Samarco

Após um breve intervalo, os participantes assistiram a mais duas palestras. Na primeira delas, Samir Pereira Lima, consultor da Elipse, falou sobre os benefícios obtidos com a gestão do ciclo de vida dos alarmes em sistemas SCADA, ação mais que necessária em função do aumento exponencial das informações monitoradas pelos sistemas de controle. Por fim, Helcker Goetz, analista de design da Elipse, palestrou sobre as diferentes técnicas existentes para a elaboração de interfaces homem-máquina com foco no usuário, visando agregar melhorias operacionais aliados à redução de erros.

“Esta última apresentação sobre design de telas foi bem importante. Viemos trabalhando nisso, na parte de design voltado para engenharia. Uma interface homem-máquina muito mais amigável facilita, sem dúvida, a vida do operador”, afirmou Mario Fruet, diretor da Potcon Automação Industrial.

Helcker Goetz chamou a atenção quanto aos cuidados que o usuário deve ter na escolha das cores

Helcker Goetz chamou a atenção quanto aos cuidados que o usuário deve ter na escolha das cores

Na trilha da energia, João de Souza, diretor da JSMC Gestão de Negócios, descreveu quais os benefícios obtidos com a adoção de sistemas Smart Grid e Self-Healing, utilizados na recomposição automática de redes de distribuição. Na sequência, foi a vez de Charles Fonseca falar sobre os resultados e a experiência vivida durante a implantação de redes inteligentes e do sistema de supervisão e controle na Companhia Energética do Maranhão (CEMAR).

“A palestra do Self-Healing, tecnologia que faz a gestão da distribuição de energia, foi muito interessante. Espero que a Elipse possa promover mais eventos sobre isso durante o ano”, disse Gilberto Vieira, engenheiro eletricista da Vale do Rio Doce.

João de Souza explicando o funcionamento das tecnologias Self-Healing

João de Souza explicando o funcionamento das tecnologias Self-Healing

Após o intervalo, Marcelo Ferreira, sócio-diretor da Automalógica, palestrou sobre a utilização de simuladores de treinamento de operadores (OTS) para capacitação nas empresas de distribuição, transmissão e geração de energia ou nas indústrias eletro-intensivas. Na sequência, Marcelo Salvador, diretor de negócios da Elipse, tomou a palavra para falar sobre a arquitetura e os conceitos para integração de múltiplas funções inteligentes em subestações, como self-healing, automatismos, conversores de protocolos, entre outros.

Marcelo Salvador falou sobre as aplicações em subestações elétricas

Já no espaço destinado à informação, Mauricio Kurcgant, gerente da ARC Advisory Group Brasil, explicou como a integração das tecnologias de automação e informação podem trazer benefícios para a otimização de processos nas empresas. O poder da informação de tempo real foi o tema da palestra seguinte ministrada por Luana Pinheiro Nasu, engenheira de vendas da Elipse.

“Gostei muito da palestra da ARC. Saber como podemos trazer os conceitos do pessoal da área mais neutra, que trabalha com pesquisa de mercado e fornecimento de soluções de automação, para uma visão não ligada à tecnologia, foi importante para gente”, revelou Vinicius Martins, analista de TI da Monsanto.

Mauricio Kurcgant destacou a importância da integração TI e TA

Mauricio Kurcgant destacou a importância da integração TI e TA

Após o intervalo, foi a vez dos gerentes de TI Daniel Antelo e Karina Cardoso descreverem como a Elektro utiliza os dados coletados do sistema SCADA, através dos quais consegue gerar indicadores importantes para a manutenção e o planejamento da operação de sistemas elétricos. Por fim, Maurício Simões Posser, analista de produto da Elipse, ministrou uma palestra sobre o apoio à manutenção de ativos baseado em indicadores de tempo real. Para melhor traduzir o tema, o analista apresentou um estudo de caso sobre auditoria de malhas de controle.

Palestra da Elektro atraiu uma boa presença de público

Palestra da Elektro atraiu uma boa presença de público

Finalizadas as palestras, os participantes foram convidados a comparecer no coquetel de encerramento onde puderam trocar mais conhecimentos. Outras informações sobre o Elipse Tech podem ser obtidas via os contatos.

“O evento foi muito bom, apresentando um mix de tendências do futuro e das aplicações dos produtos da Elipse. As palestras foram muito bem conduzidas. Parabéns à Elipse pelo evento”, elogiou José Roberto Cardarelli, consultor da Satellite Automação.

Mais Lidas

  • Comunicado

    07/12/2016
    Leia Mais
  • Elipse lança a versão 4.8 do E3

    07/03/2017
    Leia Mais
  • Elipse lança OPC Server

    17/04/2017
    Leia Mais
  • Elipse promove treinamento no Vietnam

    31/08/2016
    Leia Mais

Selecione uma categoria