Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Elipse promove palestra no Grinst-RS

29/08/2014

Grande público esteve presente na palestra

Na noite do dia 28 de agosto, o diretor de negócios da Elipse Software, Marcelo Barbosa Salvador, ministrou uma palestra sobre a implementação de sistemas SCADA com ferramentas de engenharia pronta no auditório do SENAI, em Porto Alegre. A apresentação atraiu um dos maiores públicos dentre todas as que foram promovidas pelo Grinst este ano.

Ao longo do encontro, Salvador abordou novos conceitos para sistemas de supervisão e controle que visam reduzir riscos e custos de implementação e manutenção, especialmente em projetos greenfield. Apoiados em normas como a ISA e o IEC, foram discutidos os diversos atores e ferramentas das etapas de projeto, desenvolvimento, operação e manutenção, assim como os aspectos de flexibilidade e independência dos fornecedores de hardware.

Marcelo Salvador falando sobre os equipamentos e comandos dos sistemas SCADA

Segundo Luis Douglas, consultor de automação da SGS, a grande padronização e compatibilidade dos softwares da Elipse com os mais variados equipamentos, fabricantes e sistemas foi o tópico que mais atraiu a sua atenção em relação aos assuntos abordados na apresentação.

“Gostei dos processos de liberdade da configuração do software junto aos mais diversos controladores, produzidos por fabricantes diferentes. Isto, sem dúvida, significa maior liberdade para resolvermos um problema em um menor tempo e de uma forma mais econômica, não engessando o sistema”, afirmou Douglas.

Para Clóvis Irineu Setovski, do setor comercial da Metaltex, é muito comum, hoje, não se dar tanta importância às questões relacionadas aos serviços de manutenção durante uma venda, por exemplo. Justamente por isso, Setovski vê como um diferencial de mercado a forma como a Elipse demonstrou ir contra esta tendência pelo o que foi dito na sua palestra.

“De um modo geral, a apresentação foi perfeita, pois nos permitiu ver como o software fica bem amarrado a todos os detalhes necessários para que possamos fazer a manutenção em uma indústria. A forma como é possível agregar esta tecnologia a um ponto para se obter a melhor resolução, em um tempo mais reduzido e com uma proficiência perfeita, também achei interessante”, disse ele.

No final do encontro, uma anuidade da ISA (Categoria Profissional) e outros brindes especiais foram sorteados entre os participantes. Em meio aos sorteios, Adieci Vigannico da Silva, presidente do Grinst-RS, homenageou o palestrante Marcelo Salvador com a entrega de uma faca da ISA Seção/RS. Encerrada a homenagem e sorteios, um coquetel foi oferecido a todos.

Adieci Vigannico da Silva ao lado de Marcelo Salvador, segurando a faca que lhe foi entregue como presente