Esqueceu a senha? Clique aqui

Cadastre-se

Elipse ministra palestras na PUCRS

24/07/2014

Na última quarta-feira, Gustavo Salomão e Alexandre Balestrin Corrêa, gerente e diretor de desenvolvimento da Elipse Software, ministraram duas palestras na 22ª Semana de Engenharia da PUCRS sobre tecnologias de automação com aplicação nas áreas da construção civil e de transportes. Com os temas “Novas tecnologias aplicadas na Automação Predial e Gestão da Infraestrutura” e “Como as tecnologias móveis podem revolucionar a automação”, o evento reuniu um total de 38 estudantes da Faculdade de Engenharia (Feng) para a satisfação da professora Mauren Aurich.

“Foi um sucesso. Apesar do tempo frio e chuvoso, tivemos um de nossos maiores públicos entre todas as apresentações realizadas na semana. As palestras foram extremamente interativas, dando espaço para a participação e interesse de todos nas soluções e cases apresentados, tudo demonstrado ali na hora. Gostei bastante”, disse ela que, juntamente com a professora Joana Siqueira de Souza, coordenaram a realização deste e de todos os demais encontros desta 22ª Semana Acadêmica da Feng.

Na primeira parte da apresentação, Salomão falou sobre o case da aplicação do software Elipse E3 na linha amarela do metrô de São Paulo. Através das telas do E3, os operadores podem controlar os mais diversos setores e equipamentos responsáveis pelo melhor funcionamento da estação.

Gustavo Salomão, gerente da Elipse-SP, falando sobre alguns dos desafios e demandas do mercado de automação

Gustavo Salomão, gerente da Elipse-SP, falando sobre alguns dos desafios e demandas do mercado de automação

Um controle que abrange os mais diferentes setores, tais como: bilheterias, alarmes, sistema de detecção de incêndios, bombas de água, hidrantes, ar condicionados e rede elétrica. As novas tecnologias que estão sendo lançadas para automação predial, como o caso dos sensores que, introduzidos em tijolos, permitem monitorar o ciclo de vida de toda uma edificação, por exemplo, também foram tema da palestra.

Na sequência, foi a vez de Corrêa falar sobre a novidade Elipse Mobile, software que permite acessar uma aplicação via qualquer aparelho móvel (celular, smartphone ou tablet). Para melhor ilustrar as vantagens que podem ser adquiridas com esta tecnologia, o diretor utilizou o case do Aeromóvel de Porto Alegre.

Através dela, os técnicos conseguem acessar a aplicação do E3, solução também desenvolvida pela empresa e que permite controlar a abertura/fechamento de portas, posição, velocidade e freios do veículo, tudo via um simples smartphone. Assim, não é mais preciso estar na sala de operações para executar um comando ou acompanhar o funcionamento do Aeromóvel que, desde agosto do ano passado, encontra-se em operação, interligando a estação da Trensurb ao terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho.

Mais Lidas

  • Comunicado

    07/12/2016
    Leia Mais
  • Elipse lança a versão 4.8 do E3

    07/03/2017
    Leia Mais
  • Elipse lança OPC Server

    17/04/2017
    Leia Mais
  • Elipse promove treinamento no Vietnam

    31/08/2016
    Leia Mais

Selecione uma categoria